Processo Seletivo

O Processo Seletivo para ingresso de novos alunos regulares de Mestrado e Doutorado ocorre uma vez por ano, em uma seleção que dura em torno de cinco meses. Os candidatos e candidatas passam por três etapas eliminatórias/classificatórias:

1ª fase –  Avaliação do projeto de Dissertação ou Tese: Após a inscrição, candidatos e candidatas devem enviar uma série de documentos, entre eles um projeto de Dissertação (para o Mestrado) ou de Tese (para oa Doutorado). Esse projeto não pode estar identificado, e deve seguir as especificações do Edital, e será avaliado por professores da Linha de Pesquisa à qual o candidato ou candidata se inscreveu. Para ser aprovado(a) para a próxima fase o projeto deve obter a nota mínima exigida em Edital.

2ª fase – Prova Escrita: Aprovado o projeto, é realizada uma prova escrita, dissertativa e presencial, contendo uma questão elaborada pela respectiva Linha de Pesquisa  do candidato ou candidata. Para aprovação à próxima fase é necessário alcançar a nota mínima exigida em Edital.

3ª fase – Arguição e análise do Currículo Lattes e Memorial Descritivo: A terceira e última fase do Processo Seletivo é o momento em que candidatos e candidatas terão contato com os professores e professoras da Linha de Pesquisa que está almejando. Três professores(as) analisarão o Currículo Lattes dos candidatos ao Mestrado e o Currículo Lattes e o Memorial Descritivo dos candidatos ao Doutorado, além de fazer algumas perguntas relacionadas ao projeto, interesse no Programa/Linha de Pesquisa, entre outras. A pontuação de cada candidato(a) deve alcançar o mínimo exigido em Edital.

O Edital de Processo Seletivo tem sido lançado no início do ano, geralmente em fevereiro. Junto com o Edital é divulgada uma lista com as referências bibliográficas básicas para a prova escrita, bem como uma prévia do número de vagas ofertado por cada Linha de Pesquisa (lembrando que nem todas as vagas ofertadas serão obrigatoriamente preenchidas, pois para aprovação é necessário que se atinja a nota mínima exigida em Edital). Abaixo seguem os links para os últimos Processos Seletivos do PPGE, incluindo o processo em andamento:

Processo Seletivo 2019/2020

Processo Seletivo 2018/2019

Processo Seletivo 2017/2018

 

Ações Afirmativas

O Processo Seletivo 2019/2020 apresentou uma novidade em relação aos anteriores: a reserva de vagas para pessoas trans/travestis, pessoas negras, indígenas e quilombolas. Do total de vagas, foram ofertadas até 15 vagas para o Mestrado e até 15 vagas para o Doutorado para candidatos que optaram por concorrer às vagas de ações afirmativas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com