Estudantes de Disciplinas Isoladas

Disciplinas Isoladas 2018.1

SELECIONADOS: 

No período de 01 a 09 de março, das 09h às 11h30 e 14h às 17h, os candidatos selecionados nas disciplinas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de cadastro (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada; e
  2. Ficha de matrícula (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada.
PGE 313000 S.E. Dominação e Reprodução Social: a sociologia de Pierre Bourdieu
Adônis Santin
Marlei Dambros
Rui Dias Florêncio
Cláudia Cristina de Carvalho
PGE 410253 S.E. Crianças, jovens e entornos tecnológicos e aprendizagem
Kamila Silva Pereira
Patrícia Eloisa Paulo
Terezinha Koscianski
Angelica Conceição Vieira
Sandra Claudiano Semptikovski
Lúcia Seara Berka Valente
John Maxwell Quaye
Joana Vangelista Mongelo
PGE 410290 S.E. História do Corpo em Movimento
Juliana Cassé da Silva
Jackeline Claudete Pinheiro
Sidélia Suzan Ladevig Garcia
Edenilton da Silva Muniz
PGE 410287 S.E. Escola e Pedagogia Socialista
Edilene da Silva Monteiro
Aldo da Silva Flores
Amanda Firmino Cerveira
Meimilany Gelsleichter
Ana Carolina Bordini Brabo Caridá
Mariano Moura Melgarejo
Camila Philippi
PGE 410083 S.E. Educação, História Oral de Memória
Lucas Kamers de Aguiar
Lara Duarte Souto-Maior
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino
Marlene Mazurek dos Santos
PGE 410145 S.E. Currículo e Tecnologias
Wellington Fernandes Silvano
Patrícia Saquet
Ana Eliza Moraes
Anna Catharina de Mendonça Paes
Fanny Cacilie Gauna de Siqueira
Ari Renato de Lima Pimentel
PGE 410150 S.E. Cognição, Aprendizagem e Jogos
Fabíola de Azeredo Missel
Mirella da Silva Fedrigo Vaz
Soeli de Fatima Rocha Moreira
Roberval Hueb
Juliano Agapito
Ricardo Kerscher
Juliana da Silva Euzebio
Eliane Martins dos Santos Wuensch
PGE 410190 S.E. Narrativas na Cultura Digital
Elika da Silva
Rozana Aparecida da Silveira
Aletéia Caroline de Simas Rossi
Gabriela de Moraes Damé
PGE 410295 S.E. O pensamento complexo de Edgar Morin e Educação 
Chaiany Gracietti
Melissa Daiane Hans Sasson
Sueli Massud
Elaine Lima da Silva
Leonardo Lima da Silva
Natalia Dias
Sergio Leandro da Silva
Andresa Silveira Soares Vitor da Silva Gonçalves
PGE 410288 S. E. Educação Mídias e Recursos Didáticos
Gabriela Rodrigues Longo
Jessica Rohden Schlickmann
Lizyane Fancisca Silva dos Santos
Milene Silva de Castro
Sabrina Barboza de Lima Araujo
Yasmim Prestes Batista Garcia
PGE 410286 S.E. Educação para os Direitos Humanos na Cultura Digital
Felipe Rodrigues da Silva
Johanna Kibin Sardá
André Ary Leonel
Siliara Borges Ritta
Susana Maria Ladeira Borges
Natalia Benatti Zardo de Curci
Viviane Bassi dos Reis Marques
Katiane Ferreira
PGE 410294 Linguagem, política, corpo e formação
Gabriel de Aguiar Antunes
Edivana Cadona
Simone Carla de Souza
Eroni Mendes de Souza

INSCRIÇÃO:

No dia 26 de fevereiro, das 09h às 11h30 e das 14:30h às 17hos candidatos interessados nas disciplinas elencadas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de inscrição para aluno especial 2018.1 (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada;
  2. Curriculum Vitae não documentado (modelo de Currículo Lattes Completo disponível na página oficial do CNPQ); e
  3. Cópia (sem autenticação) do diploma de nível superior – caso o candidato ainda não tenha o diploma, deverá apresentar cópia (sem autenticação) do certificado de colação de grau.

A Secretaria somente receberá inscrições dos interessados a vaga de aluno especial com a documentação completa. Não aceitamos inscrição via correio/internet/fax.

ATENÇÃO: Os candidatos deverão se inscrever em APENAS UM Seminário Especial.

DISCIPLINA CRÉDITOS PROF RESPONSÁVEL HORÁRIO
PGE 313000 S.E. Dominação e Reprodução Social: a sociologia de Pierre BourdieuEmenta: A teoria da prática social de Pierre Bourdieu. Suas escolhas teórico metodológicas. Conceitos fundamentais: capital, campo, habitus, distinção, violência simbólica. A noção de campo educacional. A escola no centro dos dispositivos de seleção social, dissimulados pelo mito da “meritocracia. 4 Profª. Ione Valle 5ªf.14h17:30h
PGE 410083 S.E. Educação, História Oral de MemóriaEmenta: Pressupostos teóricos e metodológicos do uso de fontes orais na pesquisa em educação. A história oral como problema. História e memória oral. Narrativa histórica. A ética na história oral. Memória e Identidade. Memória e temporalidade. Memória, esquecimento, ressentimento e silêncio. Memória individual e memória coletiva. Memória e educação. Memória e escolarização. 4 Profª Clarícia Otto 4ªf. 13:30h17:30h
PGE 410145 S.E. Currículo e TecnologiasEmenta: Integração das tecnologias ao currículo. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias. 4 Profª Roseli Zen Cerny e Marina Espíndola 3ª f. 14h-18h
PGE 410190 S.E. Narrativas na Cultura DigitalEmenta: Principais componentes do mundo narrativo. Narrativas e mídias. Remediação. Autoria digital: do copyright ao remix. Espécies narrativas. Transmídia. Digital Storytelling. Cultura participativa e as escritas colaborativas e interativas. Produção de narrativas nos diversos gêneros/dispositivos digitais. Teorias, pesquisas e metodologias de investigação com, sobre e através de narrativas digitais na educação. 4 Profª. Dulce Márcia Cruz 4ªf.8:00h12:00h
PGE 410253 S.E. Crianças, jovens e entornos tecnológicos e aprendizagemEmenta: Cultura digital, mídia e tecnologias, culturas infantis e juvenis, aprendizagens formais e informais, mediações educativas. 4 Profª. Mônica Fantin 4ªf.8h-12h
PGE 410286 S.E. Educação para os Direitos Humanos na Cultura DigitalEmenta: Democracia e educação crítica das mídias. Direitos humanos e educação para os direitos humanos. Alfabetização midiática e direitos humanos. Formação para a cidadania na cultura digital. Empoderamento e mídias.Movimentos colaborativos, mídias e educação. 4 Profªs. Andrea Lapa e Fernanda Lapa 5ªf. 8h-12h
PGE 410287 S.E. Escola e Pedagogia SocialistaEmenta: Trabalho e relações sociais como base da educação e da escola. Crítica marxista ao conteúdo e a forma da escola no capitalismo. A experiência educacional soviética na primeira fase da revolução: trabalho, conhecimento e auto-organização. 4 Profª. Sandra Dalmagro 2ªf.14h-18h
PGE 410288 S.E. Educação, Mídias e Recursos DidáticosEmenta: Recursos Didáticos e Aprendizagem. Transposição Didática. Concepções Pedagógicas. Formação de Professores e o uso de Recursos Didáticos. Recursos Didáticos em Sala de Aula. Aprendizagem Formal e Não-Formal. Recursos Educacionais Abertos. Materiais Didáticos. Inovação. 2 Profª. Juliana Bergmann 2ªf.14h-18h
PGE 410290 S.E. História do Corpo em MovimentoEmenta: As rupturas e continuidades das representações sobre o corpo ao longo da história. As concepções de corpo construídas historicamente. As significações e ressignificações históricas do corpo, o olhar da medicina, da religião, da arte, da política e suas estéticas. A história da cultura dos movimentos corporais e educação. 4 Profª. Carolina F. da Silva 3ªf.9h-12h
PGE 410292 S.E. S.E. La formación humana desde un punto de vista filosófico, relectura de la filosofia de la educación antigua, vigência y sus influencias em otros pensadores de la Modernidad.Ementa: La formación humana desde un punto de vista filosófico, relectura de la filosofia de la educación antigua, vigência y sus influencias em otros pensadores de la Modernidad. La relectura hecha de la filosofia como forma de vida y a partir del cuidado de sí y de los otros, y el autoconicmiento hecha por Pierre Hadot, y Michel Foucault, nos permite ahondar em uma nueva lectura de la filosofia y su identificación com la formación humana. 3 Profª. Andrea Díaz Genis 5ªf.8:30h12:30h.
PGE 410293 S.E. Sociologias Contemporâneas da Educação: diálogos críticosEmenta: Temas, problemáticas e objetos de pesquisa da sociologia da educação. Elementos teórico-metodológicos para uma sociologia da Educação a partir da Escola de Frankfurt. A sociologia da educação francesa: construção e reconstrução de um campo de pesquisa. Perspectivas contemporâneas de pesquisa sociológica na escola: a “hermenêutica objetiva”, de Andreas Gruschka, e a “relação com os saberes”, de Jean-Yves Rochex. Balanço e análise de pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea sobre corpo e escolarização. Intercâmbio internacional e redes de pesquisa. 4 Profs. Fábio Pinto e Jaison Bassani 2ªf.14h-18h
PGE 410294 S.E. Linguagem, Política, Corpo e FormaçãoEmenta: O problema da linguagem na filosofia contemporânea (pós-giro linguístico). Pensamento e potência. Linguagem e os processos de subjetivaçãodessubjetivação. Corpo, linguagem e pensamento. Biopoder e linguagem. Arte, política e pensamento. Política, corpo e formação. 4 Prof. Santiago Pich 5ªf.8:30h12h
PGE 410295 S.E. O Pensamento complexo de Edgar Morin e EducaçãoEmenta: Introdução ao pensamento complexo de Edgar Morin. Ciência simplificadora e complexa. Ordem, desordem e organização. Auto-ecoorganização no processo de construção da identidade. O imprinting cultural e as marcas sociais na construção da identidade docente. Autonomia no pensamento complexo. Antropologia do conhecimento no pensamento complexo. 4 Prof. Victor julierme 4ªf.18h21:30h
PGE410150 S.E. Cognição, aprendizagem e jogos 4 Profª Daniela Karine Ramos Segundo 4ª f. 14h-18h

Disciplinas Isoladas 2017/2

SELECIONADOS: 

No período de 21 a 25 de agosto, das 09h às 11h30 e 14h às 17h, os candidatos selecionados nas disciplinas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de cadastro (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada; e
  2. Ficha de matrícula (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada.

PGE 410262 – S.E. A Literatura Afro-brasileira na Formação dos Professores

Eduardo Tasca
Eliane de Campos
Gabriella Araujo Souza Esteves
Rosagela Aparecida Marquezi
Suellen de Souza Lemonje

PGE 410251 – S.E. A Nau Incendiária da ficção

Ariana Sousa de Moraes Sarmento
Davi Henrique Correia de Codes
Letícia Britto
Lígia Mara Santos
Lúcia Helena Fidelis Bahia
Mariana Brasil Ramos
Vanesca Cabral Corrêa

PGE 410254 – S.E. Formação Docente, subjetivação e Tecnologias Contemporâneas

André da Silva Nascimento
Patrícia Barcelos Martins
Daniela Erani Monteiro Will
Fabíola de Azeredo Missel
Maria Cristina da Silveira
Filipe Rogério Canzi da Silva
Nedi Von Fruauff Abreu
Mayara Teixeira Souza
Edenilton da Silva Muniz

PGE 410261 – S.E. Observação do Comportamento: Técnicas e Registros

Francine Costa de Bom
Tisa Paloma Longo
Ana Ester Correia Madeira de Souza

PGE 410256 – S.E. O magistério público da Educação Básica: entre as políticas de valorização e a responsabilização pelos resultados educacionais

Carolina Merenda Puerto
Cláudia Jung Prado
Fabiana Teixeira da Rosa
Lilian Back

PGE 410257 – S.E. Dimensões Estéticas da Formação Humana

Caroline Elisa Murr
Jeanice Schmidt Bulik
Salete Luciana de Oliveira Luciano

PGE 410167 – S.E. Walter Benjamin: memória e experiência

Caroline Machado Costa
Felipe Gustavo Koch Buttelli
Letícia Martins

PGE 410188 – S.E. Educação e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo

Ângela Della Flora
Ivandro Carlos Valdameri
Leandro da Costa

INSCRIÇÃO:

No dia 15 de agosto, das 08h às 11h30 e das 14h às 17hos candidatos interessados nas disciplinas elencadas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de inscrição para aluno especial 2017/2 (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada;
  2. Curriculum Vitae não documentado (modelo de Currículo Lattes Completo disponível na página oficial do CNPQ); e
  3. Cópia (sem autenticação) do diploma de nível superior – caso o candidato ainda não tenha o diploma, deverá apresentar cópia (sem autenticação) do certificado de colação de grau.

A Secretaria somente receberá inscrições dos interessados a vaga de aluno especial com a documentação completa. Não aceitamos inscrição via correio/internet/fax.

ATENÇÃO: Os candidatos deverão se inscrever em APENAS UM Seminário Especial.

 

Código Disciplina Cr Professor(a) Horário Tipo Nível
PGE 410262* S.E. A Literatura Afro-brasileira na Formação dos Professores

Ementa: A Lei 10.639/2003 e o ensino de literatura; Literatura na formação dos professores de ensino fundamental e médio; Literatura afro-brasileira; Luiz Gama Maria Firmina dos Reis.

02 Eliane Debus 2ªf. e 3ªf. Mat/Vesp Eletiva M/D
PGE 410251 S.E. A Nau Incendiária da ficção

Ementa: A noção de ficção a partir dos ensaios de Michel Foucault escritos sobre a literatura. Clausuras contemporâneas e experimentações ficcionais incendiárias. Naus ecosóficas: outras ficções de vida. Potencialidades da ficção para a pesquisa em educação.

02 Leandro Belinaso 3ªf. 18h-21h Eletiva M/D
PGE 410254 S.E. Formação Docente, subjetivação e Tecnologias Contemporâneas

Ementa: Articulações entre os estudos sobre formação docente, subjetividades, currículo e cultura digital. Formação docente para o uso de tecnologias digitais. Mal-estar docente em meio à digitalização. Desenvolvimento profissional docente. Subjetividades e identidades docentes. Competências docentes subjetivas. Narrativas docentes de autoformação.

04 Roseli Zen Cerny e Alaim Neto 5ªf. 13h30-17h30 Eletiva M/D
PGE 410261 S.E. Observação do Comportamento: Técnicas e Registros

Ementa: O método observacional na pesquisa qualitativa. Noções básicas sobre a observação do comportamento e contribuições à pesquisa científica. A observação direta do comportamento: registro cursivo, amostragem de tempo, amostragem de evento. Definição e descrição observacionais. Atividades práticas de observação e registro em situações naturais.

02 Daniela Karine Ramos 5ªf.14h-18h Eletiva M/D
PGE 410256 S.E. O magistério público da Educação Básica: entre as políticas de valorização e a responsabilização pelos resultados educacionais

Ementa: O magistério público da Educação Básica em contexto de políticas de valorização docente. Ideias, conceitos e disputas sobre valorização docente e responsabilização. Compreensão analítica dos desdobramentos das políticas de avaliação de larga escala para as trabalhadoras e os trabalhadores do magistério da Educação Básica: avaliação de desempenho, responsabilização, meritocracia e bonificação. Políticas públicas, sistema público de avaliação e valorização do magistério.

04 Jéferson Dantas e Marcos Bassi 2ªf. 14h-18h Eletiva M/D
PGE 410257 S.E. Dimensões Estéticas da Formação Humana

Ementa: Aprofundamento do estudo de clássicos da filosofia que pensaram a educação . A idéia de formação mediante suas possíveis dimensões estéticas. A idéia de formação e seus amplos e múltiplos recursos de linguagem.

04 Marlene Dozol 5ªf. 14h-18h Eletiva M/D
PGE 410167 S.E. Walter Benjamin: memória e experiência

Ementa: O pensamento de Walter Benjamin; História; modernidade; memória; experiência e educação..

04 Elison Paim 2ªf. 14h-18h Eletiva M/D
PGE 410188 S.E. Educação e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo

Ementa: Abordagens sobre relações raciais no Brasil. A intersecçionalidade raçaclasse-gênero em pesquisas. Percursos teóricos-metodológicos das pesquisas em relações raciais e educação a partir de 1980.

02 Joana Passos 3ªf. 14h-18h Eletiva M/D

* O Seminário Especial: “A Literatura Afro-brasileira na Formação dos Professores”, será oferecido no período de: 23 e 24 de outubro das 8h-12h e das 14h-18h e de: 06 e 07 de novembro das 8h-12h e das 14h-18h. – Local: Sala 634 – Bloco “A”- CED/UFSC

***

Selecionados – Disciplinas Isoladas 2017/1

PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA DOS SELECIONADOS:

No período de 20 a 28 de março (exceto 23 e 24 de março), das 09h às 12h e 14h às 17h, os candidatos selecionados nas disciplinas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de cadastro (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada; e
  2. Ficha de matrícula (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada.

PGE 410236 – S.E. Princípios político pedagógicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) – Maria Hermínia Lage; Fernandes Laffin e Sandra; Aparecida Antonini Agne

Daiane Sccoti Farina
Elisa Maria Machado Lima
Humberto Matos de Lima
João Vinicius dos Santos Bobek
Joseane Monteiro Maurício
Kadidja Márcia Sá Leitão Sarmento
Leyli Abdala Pires Boemer
Marcia Masetto Passoni

PGE 410239 – S. E. Teoria crítica do presente: educação e sofrimento – Alexandre Vaz e Franciele Petry

Caroline Fonseca Zandoná Krieger
Fabiana Cristina Turelli Thumé
Gabriela maria Silva Burin
Luciane Bittencourt Gomes Batista de Oliveira
Maria Gabriela Abreu
Samuel Ivan Kuhn

PGE 410107 – S.E. Jogos eletrônicos e Educação – Dulce Márcia Cruz

Daércio Kieser
Fernanda Laurentino Inácio
Gladis da Silva Vale dos Santos
Jonas Godtsfriedt
Juliana Alves Bezerra de Andrade
Ronei Lucas Gonçalves
Tales Hiroshi Medeiros Kamigouchi

PGE 410231 – S.E. Docência e a integração das tecnologias na educação – Roseli Zen Cerny e Marina Bazzo

Abisague Belem Garcia
Adriana Dagmar Batista Maia
Ari Renato de Lima Pimentel
Daniela Erani Monteiro Will
David Kososki
Débora Pereira Rocha Schveitzer
Giselle Araújo e Silva de Medeiros
Renata Thaís Segala Dolzan

PGE 410175 – S.E. Espaços de Formação Crítica para a Cidadania na Cultura Digital – Andrea Lapa

Fanny Cacilie Gauna de Siqueira
Florencia Medina Rakos
Ingrid Nicola Souto
Johanna Kubin Sardá
Paula Juliana Inácio Canabarro
Roselia Aparecida de Castro
Vanessa Marcela Buch

PGE 410083 – S.E. Educação, História Oral e Memória. – Claricia Otto

Fabiano Batista Rodrigues
Juliana Akemi Andrade Okawati
Lianor Maria Mattos e Silva Basso

PGE 410232 – S.E. Os temas sensíveis no campo da educação: questões de ética e estética – Nilton Mullet Pereira e Elison Antonio Paim

Ana Karina Brocco
Bárbara Colossi Felippe
Leandro da Costa
Maria Aparecida de Souza Ramos
Rayssa Duarte Marques

PGE 410235 – S. E. Dialética E Subjetividade: debates, controvérsias e contribuições do existencialismo sartreano à sociologia da educação. – Fábio Machado Pinto

Camila da Costa Andrade
Camila Philippi
Clarivia Fontana Possamai
Jairo Roberto Paim Ferreira
Lara Beatriz Fuck
Lisandra Banhuk de Campos
Régis Quadros da Silva
Vanessa Souza Pereira

PGE 410234 – S.E. Vida cotidiana e conhecimento: primeiras aproximações ao ser do reflexo humano e o espelhamento do real. Patrícia Laura Torriglia e Margareth Feiten Cisne

Daniel Dambrowski
Iaci Luna Rezende
Maria Lenir Stüpp
Mary Kazue Zanfra
Sharlene dos Santos
Sirléia Silvano

PGE 410237 – S.E. Cultura escolar, socialização e construção da identidade docente – Victor J. Santos da Conceição

Andréa da Rosa Luz
Anna Carla Luz Lisboa
Cintia Mara Conte
Elaine Maria da Silva dos Santos
Fabiola Santini Takayama
Gracielle Boing Lyra
Kênia Kristina Furtado
Mirege Nazario dos Santos
Sérgio de Oliveira Junior
Viviani Dias Cardoso

***

Disciplinas Isoladas 2017/1

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

Nos dias 13 e 14 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17hos candidatos interessados nas disciplinas elencadas no link abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de inscrição para aluno especial 2017/1 (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada;
  2. Curriculum Vitae não documentado (modelo de Currículo Lattes Completo disponível na página oficial do CNPQ); e
  3. Cópia (sem autenticação) do diploma de nível superior – caso o candidato ainda não tenha o diploma, deverá apresentar cópia (sem autenticação) do certificado de colação de grau.

A Secretaria somente receberá inscrições dos interessados a vaga de aluno especial com a documentação completa. Não aceitamos inscrição via correio/internet/fax.

ATENÇÃO: Os candidatos deverão se inscrever em APENAS UM Seminário Especial.

QUADRO DE DISCIPLINASClique aqui

 

***

Selecionados – Disciplinas Isoladas 2016/2

PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA DOS SELECIONADOS:

No período de 16 a 19 de agosto, das 08h às 12h e 13h30 às 18h, os candidatos selecionados nas disciplinas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de cadastro (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada; e
  2. Ficha de matrícula (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada.

A secretaria não aceitará matrículas após esse período.

PGE 410202 – S.E. Igualdade, Mérito e (In)justiça Escolar – Profa. Ione Ribeiro Valle

Lurdete Castelan Novicki
Angela Della Flora

PGE 410205 – S.E. Wilhelm Dilthey, Friedrich Nietzsche, Vida e Educação – Profas. Lúcia Hardt e Rosana Moura

Israel Mannes
Carlos Roberto Jacob Júnior
Carolina Votto Silva
Tamires Teixeira
Juliana Acco dos Santos
Aline Hber Freitas
Jean Prette
Renata Thaís Segala

PGE 410206 – S.E. Sobre a Energia Formativa da Solidão em Rousseau e Nietzsche – Profa. Lúcia Hardt

Jéssica Misságlia
Jeanice Schmidt Bulik
Rosângela Alves de Assunção
Eliane Terezinha Coelho
Gisele Maria Braciak

PGE 510053 – S.E. Hegel, Honneth e o Problema do Reconhecimento: uma questão para a educação – Profa. Rosana Moura

Aline Dutra Ramos
Marcia Anita Donzelli

* * *

Disciplinas Isoladas 2016/2

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

No dia 10 de agosto, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17hos candidatos interessados nas disciplinas abaixo deverão entregar na Secretaria do PPGE:

  1. Ficha de inscrição para aluno especial 2016/2 (download aqui) preenchida com letra legível ou digitada;
  2. Curriculum Vitae não documentado (modelo de Currículo Lattes Completo disponível na página oficial do CNPQ); e
  3. Cópia (sem autenticação) do diploma de nível superior – caso o candidato ainda não tenha o diploma, deverá apresentar cópia (sem autenticação) do certificado de colação de grau.

A Secretaria somente receberá inscrições dos interessados a vaga de aluno especial com a documentação completa. Não aceitamos inscrição via correio/internet/fax.

ATENÇÃO: Os candidatos deverão se inscrever em APENAS UM Seminário Especial.

Código Disciplina Cr Professor(a) Horário Tipo Nível
PGE 410202
S.E. Igualdade, Mérito e (In)justiça Escolar

Ementa: Diferenciação social como uma das principais teses da modernidade. Princípios fundantes da educação escolar e da formação universitária na modernidade: igualdade e mérito. Educação e meritocracia. Educação e desigualdades justas. Educação e justiça social.02Ione Ribeiro Valle2ªf. e 5ªf. 14h-17:30h(início 15/08 término 08/09)EletivaM/DPGE 410205
S.E. Wilhelm Dilthey, Friedrich Nietzsche, Vida e Educação


Ementa: A contribuição de W. Dilthey na virada paradigmática do século XIX. A especificidade do mundo histórico. Método, ciência e vida. A pertinência da vida na educação. Relação arte e vida como processo formativo. A vida que rejeita a massificação e defende o aprimoramento individual e uma ‘Educação para a cultura’. Tornar-se o que se é.04Profª Lúcia Hardt e Profª Rosana Moura4ªf. 8h-12hEletivaM/DPGE 410206S.E. Sobre a Energia Formativa da Solidão em Rousseau e Nietzsche


Ementa: A solidão de Emílio como metáfora da singularidade infantil.  O “eu”, os outros e a sociedade. Viver de acordo consigo mesmo. O encantamento redescoberto. A solidão como chave para aproximação e afirmação de si em Nietzsche. Limites da vida gregária. Solidão para a retomada dos impulsos vitais e da cultura. Implicações formativas e pedagógicas.04Profª Lúcia Hardt5ªf. 8h-12hEletivaM/DPGE 510053S.E. Hegel, Honneth e o Problema do Reconhecimento: uma questão para a educação


Ementa: O fenômeno do reconhecimento em Hegel. A retomada do reconhecimento em Axel Honneth. O problema do reconhecimento no horizonte da educação.02Profª Rosana Moura6ª f. 9h-11h(início 07/10 – término 25/11)EletivaM/D

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com