Sujeitos, Processos Educativos e Docência

A Linha “Ensino e Formação de Educadores” acolhe e desenvolve investigações especialmente os relacionados a temas como: processos educativos escolares e não escolares, infâncias, juventudes e vida adulta, desigualdade social, violências e educação, relações étnico-raciais e de gênero, teorias e políticas de currículo, literatura infantil e juvenil, estética e linguagens e formação docente.

Eliane Santana Dias Debus – elianedebus@hotmail.com (M e D): Literatura de recepção infantil e juvenil: produção, circulação e consumo; a formação literária do professor; práticas de mediação da leitura literária; políticas públicas para o livro de literatura.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo – jilvania.bazzo@ufsc.br (M e D) – Didática e formação de professores/as para a educação básica. Educação, linguagem e literatura. Ensino e aprendizagem na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

Joana Celia dos Passos – passos.jc@gmail.com (M e D) – Práticas pedagógicas na educação básica com ênfase em: política curricular, educação das relações étnico-raciais e de gênero; formação de professores, educação de jovens e adultos e políticas afirmativas.

Juares da Silva Thiesen – juares.thiesen@ufsc.br (M e D): Currículo: políticas de currículo e teoria curricular. Organização do trabalho escolar. Gestão educacional e escolar. Sistema educacional e a organização da educação brasileira.

Márcia de Souza Hobold – mhobold@gmail.com (M e D) – Formação de professores (inicial e continuada). Políticas de formação de professores. Didática (práticas de ensino). Identidade e saberes docentes. Condições de trabalho dos professores.

MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR – lapa.aguiar@ufsc.br e cida.aguiar@gmail.com (M) Formação de professores (inicial e continuada). Alfabetização e letramento. Linguagem e ensino na perspectiva histórico-cultural. Organização Escolar.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin – herminialaffin@gmail.com (M e D) – Educação de Jovens e Adultos (EJA). A produção acadêmica do campo da EJA. EJA, política educacional, docência e formação. EJA: disputas e tensões entre a educação popular e da escolar.  Sujeitos, particularidades e processos pedagógicos da EJA.

Nelita Bortolotto – nelbortolotto@gmail.com (M e D) – Ciências humanas e filosofia da linguagem. Epistemologia, estética e ética. Teorias para a educação formal, práticas sociais e atividade pedagógica. Formação do professor.Múltiplas linguagens na docência. Ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Alfabetização e letramento.

Zenilde Durli – zenildedurli63@gmail.com (M e D) – É vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Currículo Itinera. Pesquisa temáticas com ênfase em políticas de formação de professores, avaliação e currículo.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com