Sociologia e História da Educação

Estudos e pesquisas que abrangem pressupostos epistemológicos da Sociologia e/ou da História da Educação, em articulação com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes, com base no escrutínio dos seguintes eixos temáticos: Estudos sociológicos da escola. Sistemas institucionais de ensino. Socialização, formação e cultura escolar. Classes, identidades sociais e profissionais. Sociedade, literatura e educação. História e Historiografia em processos educativos. Ensino de História e suas metodologias. História de Instituições Escolares. História das disciplinas escolares. Saberes docentes, etnia, gênero, geração, currículo e livros didáticos. Racismos e antirracismos. Memória. Etnologia. Gênero.

Ademir Valdir dos Santos – ademir.santos@ufsc.br (M e D) – História da Educação Brasileira. História de Instituições Escolares. Escolas Étnicas. Fontes: caderno escolar, livro didático.

Alexandre Fernandez Vaz  – alexfvaz@uol.com.br (M e D) – Teoria social contemporânea. Teoria Crítica da Sociedade e Educação. História e Sociologia das práticas corporais. Experiência estética, formação e política.

Amurabi Pereira de Oliveira – amurabi_cs@hotmail.com (M e D) – Sociologia e História da Educação. Ensino de ciências sociais. Antropologia e educação. Etnografia. Sociologia e educação. Campo acadêmico. Diversidade, desigualdade e educação. Pensamento social brasileiro e educação.

Carolina Fernandes da Silva – carolina.f.s@ufsc.br – História e Sociologia dos esportes e das práticas corporais; História da formação de professores de educação física; História da Educação Física escolar.

Clarícia Otto – clariciaotto@gmail.com (M e D) – Processos de apropriação e representação do conhecimento histórico escolar e extra-escolar. História, memória e poder. Campo religioso e educação. Biografias. A história ensinada nos primeiros anos da educação básica.

Elison Antônio Paim –  elison0406@gmail.com(M e D) – Experiências educativas em memória e patrimônio. Ensino de história. Fazer-se docente. Experiências educativas de  afrodescendente e indígenas.

Fabio Machado Pinto – fabiobage@yahoo.com.br (M e D) – Sociologia da educação. desigualdades escolares e desigualdades sociais. História e sociologia do corpo.

Ione Ribeiro Valle – ione.valle@ufsc.br (M e D) – Democratização do Ensino e Justiça social. Movimentos de escolarização e formação. Contextos institucionais e socialização profissional.

Jaison José Bassani – jaisonbassani@uol.com.br (M e D): Teoria crítica da sociedade e educação. Corporalidade e processos de escolarização. História e Sociologia do esporte e das práticas corporais.

Maria das Dores Daros – mdores@ced.ufsc.br (M e D) – Sociologia da educação. História da educação e a história dos intelectuais. Estado e políticas educativas. História da formação de professores.

Santiago Pich – santiago.pich@yahoo.com.br (M e D) – Corpo, experiência e educação. Biopolítica e educação. Linguagem(ns) e formação humana

Victor Julierme Santos da Conceiçãovictorjulierme@gmail.com (M e D): Sociologia das profissões; Pensamento sistêmico sobre o trabalho docente; Complexidade da vida cotidiano; Cultura escolar e docente.