Defesa de Dissertação e Tese

Defesas de Mestrado e Doutorado

Antes da defesa

Compete ao orientador fazer os contatos com os membros da banca para obter a confirmação de que virão para a defesa. Caso haja impossibilidade, o orientador deve comunicar imediatamente ao suplente, convocando-o a participar como examinador na banca. Vale que deve haver 1 mebro externo ao Programa nas defesas de mestrado e 2 nas de doutorado.

O agendamento da defesa deve ser feito pelo orientador por meio de formulário próprio disponível no site do PPGE, 30 dias antes da defesa. Deve acompanhar o formulário: 1) histórico escolar do aluno que está disponível no site capg.ufsc.br; 2) resumo, palavras chaves e número de páginas impresso e para o e-mail paty@ced.ufsc.br.

Uma semana antes da defesa, o orientador deve escolher o restaurante conveniado e solicitar à sacretária do PPGE o voucher alimentação par convidar o examinador externo (A PRPG autoriza um (1) acompanhante no caso de defesa de mestrado e dois (2) para doutorado).

Os professores de instituições de instituições federais convidaos para bancas poderão receber diarias para arcarem com despesas de locomoção, hospedagem e alimentação. Nestes casos, o valo da diária será depositado na conta do professor, sendo que o mesmo não poderá beneficiar-se do voucher alimentação.

Sessão de defesa pública

O orientador deve:

1)      Entregar aos examinadores a Portaria de nomeação e declaração de participação na defesa.

2)      Solicitar aos professores externos que preencham o formulario com dados para o cadastro no Coleta CAPES.

O processo de Defesa da dissertação/tese consistirá da aprovação do texto e da apresentação pública do mesmo.

O orientador é o presidente da banca. Deve iniciar a sessão apresentando o mestrado/doutorado, título da dissertação, linha do Programa, os membros da banca e os procedimentos.

A sessão de apresentação pública perante a banca examinadora consistirá de duas etapas:

a)      Exposição oral da dissertação/tese pelo mestrado/doutorado, em aproximadamente 30 minutos;

b)      Arguição dos membros da banca sobre a dissertação/tese, começando pelo membro externo. Deverão se destinados aproximadamente 20 minutos para os questioamentos de cada membo da banca e o mesmo tempo para a resposta do mestrado/doutorado.

O orientador tece suas considerações e solicita que o público se retire para que a banca proceda à avaliação.

Avaliação da banca

O orientador deve esclarecer os examinadores sobre os procedimentos aplicados neste Programa.

Cada examnador poderá atribuir um conceito. A média dos conceitos é que definirá a aprovação ou reprovação.

O orientador não está autorizado a incluir nome de participantes na Alta.

Todos os conceitos “A” equivalem à nota final 4. A média mínima para a aprovação é conceito “B”, que corresponde à nota final 3.

Conceitos A e B aprovam, conceitos C e D reprovam, a menos que um conceito C seja compensado por um A atribuído por outro membro da banca.

A comissão Examinadora deverá, se necessário, manifestar-se na Ata de Defesa indicando as reformulações exigidas para a versão da dissertação/tese, bem como outras observações pertinentes ao trabalho.

• Caso os membros da banca considerem o trabalho aprovado, sem ressalvas, devem assinar as duas Atas, de aprovação do texto e da defesa pública e também a Folha de Rosto;

• Se exigirem poucas modificações na dissertação/tese como condição, APENA O MEMBRO EXTERNO deve assinar a Ata de aprovação do texto, os demais assinarão após a entrega da versão final que será avaliada pelo orientador;

• Se exigirem modificações substanciais, devem definir um prazo para que o mestrado/doutorado apresente um texto reelaborado, deixando agendada nova sessão para a defesa publica.

Concluida a avaliação o orientador convoca o público a retornar à sala da defesa. O orientador lê a Ata de defesa pública informando as notas e a avaliação final atribuída pela banca examinadora.

Ao temino da defesa

Terminada a sessão, o orientador deve solicitar que o aluno também assine a Ata e entregar-lhe o Certificado de Defesa. O aluno não está autorizado a ficar com cópia das Atas de defesa. Ficará apenas com 2 documentos:

1)      O certificado de defesa, válido por 90 dias.

2)      A folha de Rosto, com a assinatura do examinador externo.

Concluidos os trabalhos, o orientador deve entregar na secretaria do Programa a pasta da defesa contendo:

• Ata da defesa pública, assinada por todos os membros da banca e pelo mestrado/doutorado;
  • Ata de aprovação do texto, assinadas por todos os membros da banca;
  • Folha de rosto sem nenhuma assinatura, caso haja nova sessão de defesa;
  • Formulário preenchido pelo membro externo da banca.  Caso o professor tenha recebido deárias, deve assinar o relatorio na secretaria do PPGE e enviar, pelo correio, os tickets da passagem.
  • Formulario preenchido pelo mestrado/doutorado.Até 60 dias após a defesa

Após a defesa da disertação/tese, o mestrado/doutorado aprovado terá o prazo de 60 dias para apresentar ao professor orientador a versão definitiva do seu trabalho, incorporando as reformulações exigidas pela banca examinadora. O texto deverá ser elaborado no padrão gráfico, observando-se normalização bibliográfica estabelecida pela UFSC.

Cabe ao orientador avaliar se o aluno incorporou as mudanças recomendadas pela banca e assinar a folha de rosto aprovando a versão final da dissertação/tese.

Em seguida, o aluno deverá buscar as assinaturas dos demais membros da banca e entregar na Secretaria do Pograma um exemplar encadernado em capa dura e um CD-Rom contendo os arquivos de resumo e da dissertação/tese completa no prazo de 90 dias, a cortar da defesa, acompanhados da documentação exigida para solicitar a confecção do diploma.

Caberá à Secretaria do Programa dar encaminhamento à referida documentação.