Defesa de Dissertação e Tese

Defesas de Mestrado e Doutorado

Antes da defesa

O agendamento da defesa deve ser feito pelo orientador por meio de formulário eletrônico (planilha excel) disponível no site do PPGE/formulários. O histórico escolar do aluno, que está disponível no site capg.ufsc.br, deverá acompanhar o formulário. Os documentos deverão ser enviados para o e-mail do servidor Alexandre (alexandre.colle@ufsc.br).

Composição mínima da banca examinadora:

Mestrado:

Orientador, três membros e um suplente, sendo pelo menos um membro externo. O membro externo é aquele não vinculado ao PPGE.

Doutorado:

Orientador, cinco membros e dois suplentes, sendo pelo menos dois membros externos. O membro externo é aquele não vinculado ao PPGE.

A sessão de apresentação pública perante a banca examinadora consistirá de duas etapas:

a)      Exposição oral da dissertação/tese pelo mestrado/doutorado, em aproximadamente 30 minutos;

b)      Arguição dos membros da banca sobre a dissertação/tese, começando pelo membro externo. Deverão se destinados aproximadamente 20 minutos para os questioamentos de cada membo da banca e o mesmo tempo para a resposta do mestrado/doutorado.

Todos os conceitos “A” equivalem à nota final 4. A média mínima para a aprovação é conceito “B”, que corresponde à nota final 3.

Conceitos A e B aprovam, conceitos C e D reprovam, a menos que um conceito C seja compensado por um A atribuído por outro membro da banca.