Posicionamento dos discentes diante do Future-se

23/08/2019 18:57

A pedido do coletivo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, divulgamos nota a respeito do projeto “Future-se”, redigida em Assembleia Geral dos estudantes do PPGE:

Posicionamento dos discentes diante do Future-se

O coletivo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reunidos em assembleia no dia 22/08/2019, das 12h às 14h, encaminhou, por unanimidade, o posicionamento contrário às propostas do PL – Future-se. Ficou determinado que na tarde do dia 28, a partir das 14h, faremos um debate sobre este projeto de lei que está tramitando no Congresso Nacional. Será um espaço aberto e necessário para pensarmos, enquanto coletivo – docentes e discentes, estratégias de enfrentamento e ampliação do debate sobre a presente proposta que afeta diretamente a vida de todos na comunidade universitária e fora dela. O Future-se pretende alterar o caráter público e democrático da gestão universitária ao passá-la para as OS’s e desvirtuar a função social da Universidade ao torná-la totalmente subserviente aos interesses do mercado, pondo em risco a continuidade de programas de pós-graduação e cursos de graduação em áreas do conhecimento que tenham, como objetivos, pesquisar e refletir perante as demandas e problemas do povo brasileiro. Além disso, é importante ressaltar que o projeto de lei afetará também o atendimento nos Hospitais Universitários, já precarizados pela gestão da EBSERH, com a possibilidade do atendimento de pacientes com planos de saúde privados.