NOTA DA ASSEMBLEIA GERAL DO PPGE SOBRE ENSINO REMOTO, POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA PARA PÓS-GRADUANDAS/OS COTISTAS E DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA

14/07/2020 19:02

As/Os professoras/es, estudantes e técnico-administrativas/os do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFSC, reunidas/os em assembleia no dia 13 de julho de 2020, debateram e fizeram encaminhamentos sobre Ensino remoto e atividades formativas e de pesquisa, democracia universitária, e assistência estudantil para cotistas do PPGE.

Considerando a gravidade da pandemia e o momento excepcional em que nos encontramos;

As condições objetivas e subjetivas explicitadas pelas/os estudantes do Programa para dar continuidade aos seus estudos;

As limitações técnicas de que dispomos, estudantes e professoras/es, como o não acesso e oscilações da conexão de internet, as intercorrências da quarentena, a possibilidade ou não de compatibilizar o trabalho doméstico, cuidados e acompanhamento de filhas/os, familiares idosos e/ou com comorbidades;

A impossibilidade de muitas/os estudantes em cursar “normalmente” disciplinas – que implicam regime de estudo sistemático, foco, disponibilidade de tempo e acompanhamento da sequência didática, inviabilizados pelos imprevistos e mudanças de nossas condições de vida em função da pandemia;

Nosso compromisso com a formação, a qual compreendemos implicar interação humana presencial e ações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas de forma sistemática e intencionalmente organizadas;

A defesa incondicional da universidade brasileira, pública, gratuita, autônoma, democrática, de qualidade socialmente referenciada, contra os interesses privados e mercantis que acompanham a adoção do ensino remoto – interesses estes que redundaram na notória expansão das matrículas em EaD na rede privada de ensino superior e veem na pandemia oportunidade de nova expansão;

Considerando, por fim, a autonomia da universidade na tomada de decisões.

Deliberam por:

1. Posição contrária ao ensino remoto regular;
2. Posição favorável ao desenvolvimento de atividades formativas e de pesquisa complementares, que não se confundem nem substituem o ensino regular, nas formas previstas no Regimento do PPGE;
3. Reivindicar junto aos órgãos competentes a extensão da prorrogação de todos os prazos para todas/os discentes por período igual ao da suspensão das atividades presenciais;
4. Reivindicar junto à UFSC a oferta de acompanhamento psicopedagógico (online) para discentes;
5. Demandar encaminhamentos referentes à Moção sobre Politicas de Permanência para Pós-graduandas/os Cotistas do PPGE;
6. Inclusão imediata das/os TAEs no colegiado delegado do PPGE;
7. Voto Universal colegiado pleno do PPGE;
8. Lutar pela paridade nos órgãos colegiados da UFSC.

Reforçamos nosso compromisso com a universidade brasileira, pública, gratuita, autônoma, democrática e de qualidade socialmente referenciada.

Florianópolis, 13 de julho de 2020.

Assembleia Geral do PPGE-UFSC

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com