LIVRO DE ESTUDANTE DO PPGE/CED/UFSC NA FINAL DO PRÊMIO JABUTI.

18/11/2020 15:39
O historiador e mestrando Fábio Garcia, orientando do Prof. Dr. Fábio Machado Pinto no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSC está classificado para a final do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, entre os cinco melhores livros do país em sua categoria.
O livro “Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no sul do Brasil (Biografias, Crônicas e Discursos)”, foi publicado em 2019 pela Editora Cruz e Sousa e reúne 90 artigos escritos por Ildefonso Juvenal entre os anos de 1911 a 1964, totalizando 448 páginas.

Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958, o prêmio recebeu 2.599 inscrições para esta edição, 20% a mais que em 2019. A edição deste ano reuniu nomes consagrados como: Chico Buarque, Maria Valéria Rezende, Djamila Ribeiro, Paulo Scott, Edney Silveste, Luiz Ruffato e Itamar Vieira Junior.

Quem foi Ildefonso Juvenal da Silva?

Nascido na antiga Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, no outono de 1894, Ildefonso Juvenal, utilizou-se da Educação como instrumento de superação dos estigmas que mantinham a população negra à margem dos meios e mecanismos de ascensão social na provinciana capital do estado. Sua estreia no cenário literário de Florianópolis ocorreu em 1914, aos 20 anos, ao publicar com recursos próprios o livro “Contos Singelos”. Era apenas o início daquele que viria a ser uma das mais celebres expressões culturais na terra do autor de “Broquéis” ou, no dizer de Liberato Bittencourt, “Ildefonso Juvenal é assim, fiel, reprodução de Cruz e Sousa em terra Santa”. Ao longo de cinquenta anos, publicou sobre os mais variados campos do saber, totalizando dezessete obras, além de numerosos artigos dispersos nos jornais locais e nos periódicos do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

 O resultado dos livros vencedores será divulgado no dia 26 de novembro, às 19h, pelo canal da Câmara Brasileira do Livro, em cerimônia ao vivo.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com