Opções de Bolsas

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA

Os critérios para a classificação e processos de candidatura à Bolsa de Estudos são definidos pela Comissão de Bolsas e aprovados pelo Colegiado do PPGE, levando em conta as regras das agências financiadoras das bolsas.

Como temos tido mais candidatos do que bolsas disponíveis, a distribuição destas ocorre frequentemente no 2° ano do curso, para o Mestrado, e no 3° ano, para o Doutorado. Excepcionalmente, alguns alunos poderão ser contemplados no primeiro ano do curso, caso haja disponibilidade de bolsas.

Regras Atuais

A Comissão de Bolsas procede a classificação final  e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção em cada linha) e por sorteio da ordem entre as linhas.

A partir da Lista de Classificação na seleção de ingresso em cada linha de pesquisa e em cada nível do Programa (mestrado e doutorado), é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação em cada linha. Mestrado compõe um grupo, Doutorado compõe outro. Em reunião da Comissão de Bolsas, é sorteada a ordem de prioridade das linhas para receber bolsas em cada grupo. Procedida esta organização, distribuem-se as bolsas disponíveis na seguinte sequência:

1º colocado da linha sorteada em primeiro lugar; 1º colocado da linha sorteada em segundo lugar… assim por diante até esgotar o número de linhas. Em seguida, recomeça na sequência do sorteio e da classificação no interior de cada linha.

OBS. IMPORTANTE: Caso o contemplado na ordem não possa ou não queira receber a bolsa, a mesma passa para o seguinte classificado naquela mesma linha, só passando para a linha seguinte na ordem, se esgotada toda a lista daquela linha sem que nenhum aluno queira ou possa receber a bolsa. Podem ser incluídos outros critérios considerando as especificidades dos editais.

Nota Técnica – Bolsa CAPES com vínculo empregatício

Para acessar a Resolução nº 02/PPGE/2012, que versa sobre os requisitos para concessão de bolsas administradas pelo Programa de Pós-graduação em Educação (CAPES e CNPq), clique aqui.


OUTRAS OPÇÕES DE BOLSAS

O principal tipo de bolsas bolsas de mestrado e doutorado administradas pelo PPGE são as do Programa Demanda Social da CAPES, e em menor monta, as bolsas do CNPq. Além das dessas, os pós-graduandos podem buscar as seguintes opções:

FAPESC

A Fundação de apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina/FAPESC oferece bolsas de mestrado e de doutorado.  As solicitações devem ser feitas diretamente à agência, pelo pós-graduando conjuntamente com seu orientador. Informações podem ser obtidas em: http://www.fapesc.sc.gov.br

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SC

Bolsas de pós-graduação na modalidade presencial, em nível de especialização, mestrado e doutorado, segundo chamada pública a ser divulgada Pela secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

(http://sed.sc.gov.br/educadores/bolsas-fumdes)

FUNDAÇÃO FORD

A Fundação Ford, representada no Brasil pela Fundação Carlos Chagas, oferece um Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. As inscrições são anuais, feitas diretamente pelo interessado junto à Fundação. Informações podem ser obtidas em: http://www.programabolsa.org.br.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) – CAPES
O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 obtida na última Avaliação Trienal. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.
Cada curso de doutorado receberá em 2011 duas cotas de bolsa, que representa 12 meses de estudo, que pode ser utilizada por até três estudantes em um período mínimo de quatro meses.
Para participar do PDSE, alunos de cursos de doutorado habilitados devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação. A coordenação do programa irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar. Então, o candidato apto faz sua inscrição online no site da Capes.
As inscrições para o PDSE serão feitas em fluxo contínuo, ou seja, não haverá prazos pré-definidos para a realização de cada etapa do processo.
No mês de agosto, o PPGE divulgará o prazo para inscrição dos candidatos à bolsa de doutorado sanduíche para o ano de 2012.
As instruções detalhadas constam no Regulamento do Programa: www.capes.gov.br

DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWE) – CNPQ
Visa apoiar aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.
Esta bolsa só é concedida para o candidato matriculado em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; ou matriculado em curso 5 se não houver curso com conceito superior; ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5 desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Duração de 3 (três) a 12 (doze) meses.
Maiores informações: www.cnpq.br
DOUTORADO SANDUÍCHE NO PAÍS (SWP) – CNPQ

Visa apoiar aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil para desenvolvimento parcial de sua tese junto a outro grupo de pesquisa nacional.
Esta bolsa é concedida para o candidato matriculado em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela CAPES.
Duração de 3 (três) a 6 (seis) meses.
Maiores informações: www.cnpq.br 

COMISSÃO DE BOLSAS

A Comissão de Bolsas é um órgão assessor do Colegiado do PPGE, composta por dois representantes docentes, indicados pelo Colegiado e por dois representantes discentes, indicados pelos mestrandos e doutorandos. A comissão é presidida pela coordenação de pós-graduação.

Compete à Comissão de Bolsas:

a) Examinar as solicitações dos candidatos à bolsa;

b) alocar as bolsas disponíveis, a qualquer momento, nos cursos utilizando os critérios definidos pelo Colegiado;

c) divulgar junto ao corpo docente e discente os critérios utilizados.

d) manter um sistema de acompanhamento do desempenho acadêmico dos bolsistas e do cumprimento das atividades realizadas.

Para visualizar os documentos da COMISSÃO DE BOLSAS, tais como portarias de composição, atas, listas de espera… Clique aqui.

Bolsas em Vigência

Para visualizar as Bolsas em Vigência do Mestrado e do Doutorado, clique aqui.

Translate »