Critérios para Atribuições
CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA
Como temos tido mais candidatos do que bolsas disponíveis, a distribuição destas ocorre frequentemente no 2° ano do curso, para o Mestrado, e no 3° ano, para o Doutorado. Excepcionalmente, alguns alunos poderão ser contemplados no primeiro ano do curso, caso haja disponibilidade de bolsas.
Os critérios para a classificação e processos de candidatura à Bolsa de Estudos são definidos pela Comissão de Bolsas e aprovados pelo Colegiado do PPGE, levando em conta as regras das agências financiadoras das bolsas.
Regras Atuais
A Comissão de Bolsas procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção em cada linha) e por sorteio da ordem entre as linhas.
A partir da Lista de Classificação na seleção de ingresso em cada linha de pesquisa e em cada nível do Programa (mestrado e doutorado), é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação em cada linha. Mestrado compõe um grupo, Doutorado compõe outro. Em reunião da Comissão de Bolsas, é sorteada a ordem de prioridade das linhas para receber bolsas em cada grupo. Procedida esta organização, distribuem-se as bolsas disponíveis na seguinte sequência:
1º colocado da linha sorteada em primeiro lugar; 1º colocado da linha sorteada em segundo lugar… assim por diante até esgotar o número de linhas. Em seguida, recomeça na sequência do sorteio e da classificação no interior de cada linha.
OBS. IMPORTANTE: Caso o contemplado na ordem não possa ou não queira receber a bolsa, a mesma passa para o seguinte classificado naquela mesma linha, só passando para a linha seguinte na ordem, se esgotada toda a lista daquela linha sem que nenhum aluno queira ou possa receber a bolsa.