Defesa de Dissertação e Tese

 

Antes da defesa

O agendamento da defesa deve ser feito pelo orientador por meio de formulário eletrônico (planilha excel) disponível no site do PPGE/formulários. O histórico escolar do aluno, que está disponível no site CAPG, deverá acompanhar o formulário. Os documentos deverão ser enviados para o e-mail do servidor Alexandre (alexandre.colle@ufsc.br) e para o e-mail da Secretaria (ppge@contato.ufsc.br).

 

Defesa

Composição mínima da banca examinadora (conforme a Resolução Normativa nº 95/CUn/2017) e o Regimento do PPGE:

“Art. 64. As bancas examinadoras de trabalho de conclusão deverão ser designadas pelo coordenador do programa de pós-graduação e aprovadas pelo colegiado delegado, respeitando as seguintes composições:

I – a banca de mestrado será constituída por, no mínimo, dois membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo ao Programa e um suplente;

II – a banca de doutorado será constituída por, no mínimo, três membros examinadores titulares, sendo ao menos dois deles externo à Universidade e um membro suplente, sendo um deles externo à UFSC .”

 

A sessão de apresentação pública perante a banca examinadora consistirá de duas etapas:

a)      Exposição oral da dissertação/tese pelo mestrado/doutorado, em aproximadamente 30 minutos;

b)      Arguição dos membros da banca sobre a dissertação/tese, começando pelo membro externo. Deverão se destinados aproximadamente 20 minutos para os questioamentos de cada membo da banca e o mesmo tempo para a resposta do mestrado/doutorado.

 

Resultado da defesa

“Art. 65. A decisão da banca examinadora será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da defesa ser:

I – aprovada a arguição e a versão do trabalho final para defesa sem alterações;

II – aprovada a arguição com modificações de aperfeiçoamento na versão final do trabalho apresentado na defesa;

III – aprovada a arguição, condicionando a aprovação da defesa às modificações substanciais na versão do trabalho final;

IV – reprovado, na arguição e/ou no trabalho escrito.

§ 1º Na situação prevista no inciso I, o estudante deverá entregar versão definitiva da dissertação ou tese, no prazo de até 30 (trinta) dias da defesa.

§ 2º Nos casos dos incisos II e III, a presidência deve incluir um documento, anexo à ata de defesa, explicitando as modificações exigidas na versão do trabalho final, assinado pelos membros da banca.

§ 3º No caso do inciso II, a versão definitiva do trabalho final, com as modificações de aperfeiçoamento aprovadas pelo orientador, respeitando o documento citado no § 2º deste artigo, deve ser entregue em até 60 (sessenta) dias da data da defesa.

§ 4º No caso do inciso III, o regimento do programa deverá definir procedimentos, responsabilidades e prazos para a entrega da versão definitiva com as modificações substanciais no texto aprovadas pela maioria da banca, respeitando o documento citado no § 2º e o prazo máximo de 90 (noventa) dias para o mestrado e 120 (cento e vinte) dias para o doutorado, contados a partir da data da defesa.

§ 5º A versão definitiva da dissertação ou tese deverá ser entregue na Biblioteca Universitária da UFSC.

§ 6º No caso do não atendimento das condições previstas nos §§ 3º e 4º no prazo estipulado, o estudante será considerado reprovado.”

 

Após a defesa (solicitação do diploma)

 

Para solicitar a assinatura digital da Coordenação do Programa na Tese/Dissertação, encaminhar o arquivo no padrão PDF/A (já assinado pelo orientador ou orientador) para o e-mail certificadodigital.ppge@contato.ufsc.br e aguardar o prazo para assinatura (3 dias úteis).

Após a assinatura no arquivo, seguir as orientações disponíveis no site da BU para o depósito legal da Tese/Dissertação.

Com os trâmites de depósito na BU concluídos, você pode solicitar seu diploma na Secretaria do PPGE, entregando os seguintes documentos:

  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  • Cópia da carteira de identidade ou CNH;
  • Cópia do diploma de Graduação (para processo de Mestrado);
  • Cópia do diploma de Mestrado (para processo de Doutorado);
  • Declaração original de que está em dia com a BU e não está mais habilitado ao serviço de empréstimo;
  • Declaração do orientador ou da orientadora de que está de acordo com as correções finais;
  • Comprovante de pagamento de multa no caso de atraso na entrega da Tese/Dissertação;
  • Formulário de cadastro discente (para CAPES).

Obs: As cópias devem ser entregues autenticadas, ou podem ser autenticadas na Secretaria do Programa, com a apresentação dos respectivos originais.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com