Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC: Excelência acadêmica desde 1974

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está articulado com a área de concentração Educação. Suas atividades e planejamento estão orientados por três objetivos, os quais caracterizam a sua missão:

  • Formar educadoras e educadores de alto nível comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício da pesquisa, da extensão, do ensino e das atividades
    profissionais em instituições de ensino de todos os níveis e em outros campos onde sejam possíveis e necessários trabalhos em educação;
  • Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da educação, pela elaboração de teses e dissertações e por meio de publicações e outras formas de divulgação;
  • Contribuir para uma reflexão contínua e crítica sobre a educação pública brasileira.

Organização do Programa

A organização do Programa comporta seis Linhas de Pesquisa (LP) consolidadas:

  • Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED);
  • Sociologia e História da Educação (SHE);
  • Educação e Infância (EI);
  • Filosofia da Educação (FIL);
  • Trabalho, Educação e Política (TEP);
  • Educação e Comunicação (ECO).

Quanto às ementas das Linhas de Pesquisa, foram atualizadas no decurso de quadriênio 2021-2024. Compreendemos que as seis linhas de pesquisa se articulam com base em seus objetos e campos de estudo – uma vez que todos estabelecem interfaces com a Educação e as Ciências Humanas.

Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED)

EMENTA: Em atendimento aos objetivos do Programa de Pós-graduação a linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED) desenvolve pesquisas, atividades de ensino e de extensão,  em âmbito nacional e internacional, com foco nos seguintes tópicos: processos educativos escolares e não-escolares; infâncias; juventudes e vida adulta; desigualdade social; violências e educação; relações étnico-raciais e de gênero; questões ambientais e educação; teorias e políticas de currículo; literatura infantil e juvenil; formação docente; estética, linguagens e tecnologias.

Sociologia e História da Educação (SHE)

EMENTA: Estudos e pesquisas que abrangem pressupostos epistemológicos da Sociologia e/ou da História da Educação, em articulação com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes, com base no escrutínio dos seguintes eixos temáticos: Estudos sociológicos da escola. Sistemas institucionais de ensino. Socialização, formação e cultura escolar. Classes, identidades sociais e profissionais. Sociedade, literatura e educação. História e Historiografia em processos educativos. História de Instituições Escolares. História das disciplinas escolares. Saberes docentes, etnia, gênero, geração, currículo e livros didáticos. Racismos e antirracismos. Memórias. Sociologia e Historia do corpo, saberes e práticas corporais.

Educação e Infância (EI)

EMENTA: “Estudos e pesquisas sobre a educação da infância e o processo de produção de conhecimento nesta área, suas especificidades no campo educacional relacionadas às práticas pedagógicas, à formação docente e às políticas educacionais”.

Filosofia da Educação (FIL)

EMENTA: Estudos e pesquisas de modelos filosóficos-educacionais da tradição ocidental. Contribuições da filosofia para a área educacional. Discursos filosófico-educacionais antigos, modernos e contemporâneos. História e conceito de formação humana desde perspectivas filosóficas. Hermenêutica(s) e Educação. Montagens estéticas de educação. Filosofia da diferença. Filosofia da matemática.

Trabalho, Educação e Política (TEP)

EMENTA: Estudos e pesquisas sobre questões teóricas e metodológicas acerca da relação entre Trabalho, Educação e Política no contexto das relações capitalistas de produção. Estado, organizações multilaterais e relação capital-trabalho na definição de políticas educacionais no capitalismo contemporâneo. Escola, ensino e trabalho docente na sociedade de classes. Condições de trabalho docente, escola e ensino na sociedade de classes. Processos e dimensões educativas presentes nas práticas sociais e nas organizações da classe trabalhadora. Questões atuais e emergentes no mundo do trabalho e da educação.

Educação e Comunicação (ECO)

EMENTA: Estudos e pesquisas que articulam educação e comunicação no âmbito da formação e das práticas pedagógicas e culturais dentro e fora da escola. Abordagens artísticas, filosóficas e políticas voltadas à compreensão crítica e criativa da educação na contemporaneidade, levando em conta os desafios e possibilidades da cultura digital. Mídia-educação, múltiplas linguagens e multiletramentos. Educação mediada pelas tecnologias.

Estrutura Curricular

Quanto ao currículo, permite ao estudante trilhar por um caminho formativo que lhe possibilita sólida formação de base quanto aos conhecimentos e questões epistemológicas e de método e metodologia no campo da educação, uma vez que se trata da formação de mestres e doutores “em Educação”.

Ao mesmo tempo, no decorrer do curso, o estudante encontra as condições teóricas e metodológicas para que possa se especializar de acordo com a Linha de Pesquisa a que se vincula. Para que se possa compreender como essa trajetória formativa acontece, detalhamos sobre a estrutura curricular.

A estrutura geral dos cursos do PPGE é apresentada a seguir.

Conforme o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação vigente a partir do ano de 2023, temos o Capítulo II – Do Currículo, em que dois artigos tratam da natureza das “disciplinas” e “atividades complementares”, entendidas como componentes centrais do currículo.

Quanto às disciplinas, tanto do Mestrado como do Doutorado, independentemente de seu caráter teórico ou prático, são classificadas em disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas.

As disciplinas obrigatórias são consideradas indispensáveis à formação do estudante, podendo ser gerais – intituladas obrigatórias do programa, ou obrigatórias específicas da Linha de Pesquisa.

Já as disciplinas eletivas são de duas naturezas:

  • disciplinas que compõem as Linhas de pesquisa, cujos conteúdos contemplam aspectos mais específicos;
  • ou os Seminários Especiais e demais disciplinas vinculadas à Educação e às áreas afins.

Com base nesta configuração, a carga horária mínima do mestrado é de 24 créditos, dos quais 8 (oito) deverão ser empregados em disciplinas obrigatórias, 10 (dez) em disciplinas eletivas e/ou Atividades Acadêmicas Complementares, e 6 (seis) no TCC.

No doutorado a carga horária mínima é de 48 créditos, dos quais 4 (quatro) deverão ser empregados em disciplinas obrigatórias, 8 (oito) em disciplinas eletivas, 24 (vinte e quatro) em demais Atividades Acadêmicas Complementares, e 12 (doze) no TCC. Nesta formação ganha centralidade também o Estágio de Docência, que se caracteriza como uma disciplina que objetiva preparar o pós-graduando para a docência e qualificá-lo para o ensino na graduação, sendo obrigatório para os doutorandos bolsistas da Capes e facultativo para os demais estudantes dos cursos de mestrado e doutorado.

As disciplinas obrigatórias do programa são as seguintes: Educação e Infância: interlocuções disciplinares; Filosofia da Educação e suas Dimensões Estéticas; Formação de professores: dimensões conceituais e históricas; História da Educação Brasileira; Educação, Comunicação e Tecnologia; Políticas Públicas para a Educação; Infância e Escolarização: dimensões históricas e conceituais; Educação para a cidadania na cultura digital; Educação e Interculturalidade: memórias, experiências e narrativas; A Constituição do Campo Educacional Brasileiro: 1920- 1940; Teorias da Educação.

As disciplinas obrigatórias de cada uma das Linhas de Pesquisa são: Seminário de Dissertação, para o curso de Mestrado; Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação, para o curso de Doutorado. As disciplinas eletivas contemplam conteúdos de formação mais específicos e alinhados a uma ou mais LP. Também são ofertadas como Seminários Especiais, podendo abranger outros aspectos de áreas afins.

Queremos ressaltar que, embora esse arranjo quanto às disciplinas acadêmicas venha gerando resultados de qualidade na formação, o corpo docente do PPGE, graças à sua constante dedicação ao ensino e à busca por atualização, vem continuamente gerando um conjunto de novas disciplinas, que significam uma inovação curricular, em diálogo com questões que têm se apresentado no campo educacional brasileiro e que geram demandas para a preparação de profissionais capazes de atuar nos novos cenários que vão se configurando. Em diversos casos, as disciplinas são ofertadas com colaboração de docentes de outros Programas de Pós-Graduação, colaboradores de Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior e também juntamente de pós-doutorados sob supervisão.

História do PPGE

As condições históricas de criação do PPGE/UFSC estão relacionadas ao que estabeleceu o Parecer CFE 977/1965 (Sucupira), que apresentou a definição dos cursos de pós-graduação, e à participação da CAPES na criação das condições de funcionamento e consolidação dos programas no país após 1969, notadamente por meio da estratégia de indução à criação de associações nacionais por área de conhecimento – de onde surgiu a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

No cenário do desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina, como consequência da Reforma Universitária de 1968, o denominado Centro de Ciências da Educação (CED) foi instalado oficialmente em 1971, com a previsão de comportar três entes departamentais: Departamento de Metodologia de Ensino, Departamento de Estudos Especializados em Educação e Departamento de Fundamentos da Educação. Os dois primeiros, que foram idealizados quanto às componentes teóricas e práticas da formação de professores estão ativos até hoje, enquanto o último nunca foi instalado. Especificamente no ano de 1974, sob a gestão do diretor do Centro e com o envolvimento de um grupo de docentes que entendia haver um compromisso sociopolítico de formar professores para além da graduação, e também porque existia grande demanda por profissionais nas redes municipais e estadual, o CED começou a oferecer cursos de especialização e aperfeiçoamento (lato sensu). Esses cursos eram ofertados gratuitamente para professores em geral, funcionando nas instalações do próprio CED/UFSC como em outros diversos municípios catarinenses. O sucesso desta experiência resultou na criação das condições para a criação de um mestrado em educação, que serviria para atender à formação dos quadros da universidade e também à necessidade de docentes para o ensino superior preparados para atuar no crescente sistema de fundações educacionais comunitárias no interior de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, aproveitando-se das condições oferecidas pelo Programa Institucional de Capacitação Docente (PICD) implantado pela CAPES em 1976 que concedia bolsas de estudos. Alguns dos professores foram liberados com salário integral para cursar mestrado ou doutorado nos principais centros de pós-graduação do país.

O projeto que resultou na instalação do primeiro Curso de Mestrado em território catarinense foi elaborado por uma comissão de implantação liderada por Maria da Graça Bollmann, com assessoria dos professores Acácia Zeneida Kuenzer, Gaudêncio Frigotto e Maria Julieta Costa Calazans. Conforme registrou a professora Leda Scheibe, que compôs no primeiro Colegiado: “Assim, dez anos e muitas lutas depois, em 1984, o Centro de Ciências da Educação logra criar seu próprio curso de mestrado”. O corpo docente que atendeu a primeira turma de mestrandos tinha 13 integrantes, sendo constituído pelos primeiros professores da casa que haviam concluído seus doutorados, embora também contasse com professores de outras instituições brasileiras, que vinham à UFSC nos finais de semana para auxiliar em disciplinas consideradas essenciais para o perfil de professor desejado; à época, o mestrado tinha por objetivo o estudo das relações entre educação e trabalho numa perspectiva crítica.

Uma década após, com base num grande investimento na formação dos quadros próprios realizados nos anos 1980 e no início da década de 1990, o CED/UFSC reuniu as condições para aprovação do seu primeiro curso em nível de Doutorado, que foi também o pioneiro no cenário da pós-graduação stricto sensu em Santa Catarina. Portanto, o ano de 1994 demarca o início da atuação histórica do Programa de Pós-Graduação em Educação, que desde então desempenha um papel fundamental não somente na formação de professores e pesquisadores em Educação, mas segue atuando na formação humana. O PPGE/UFSC permaneceu até 2011 como o único programa que ofertava tanto o curso de Mestrado quanto o de Doutorado. Cabe ressaltar que, desde 2002 o PPGE tem recebido pesquisadores para estágio pós-doutoral, recebendo um número significativo de matrículas e solicitações que, desde 2013 seguem a Resolução Normativa nº 36/CUn/2013, de 31/10/2013 que estabelece as normas para a realização do Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou suas atividades em 1974, com a criação de um Curso de Especialização. No ano de 1984 o Mestrado em Educação foi reconhecido, tendo sido inaugurado com duas linhas de pesquisa, a saber: “Teoria e Prática Pedagógica” e “Educação e Trabalho”. Em 1986 foi criada uma terceira linha, intitulada “Educação e Ciência”. A produção acadêmica nos anos subsequentes se mostrou bastante dinâmica, o que levou o PPGE a investir em um projeto de doutorado. O Curso de Doutorado em Educação que foi reconhecido em 1994.

Em 2025 o portal de acompanhamento de egressos registrava mais de 1560 pessoas que concluíram sua formação no PPGE. Os egressos do PPGE vêm atuando em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) ou de Educação Básica no país e no exterior, em secretarias municipais e estaduais de educação, em cargos de destaque em IES como reitorias, pró-reitorias, coordenações de cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

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