Intercâmbios
O PPGE/UFSC mantém convênios e protocolos de cooperação com várias universidades nacionais e internacionais que possibilitam o intercâmbio de professores e alunos e a elaboração conjunta de atividades de pesquisa.
INTERCÂMBIOS E CONVÊNIOS INTERNACIONAIS
– PQLP: Programa de Qualificação de Docente e Ensino da Língua Portuguesa em Timor Leste
Coordenação Pedagógica: Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (a partir de 2009)
O Programa faz parte de um acordo entre CAPES/CGCI e Ministério da Educação do Timor Leste e congrega 4 projetos de trabalho: Capacitação de professores de Educação Secundária (PROCAPES); Pós-Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa; Ensino da Língua Portuguesa Instrumental (ELPI); Capacitação de Professores da Escola Primária (PROFEP).
A forma como a CAPES tem desenvolvido a cooperação assenta-se sobre envio de missões compostas por educadores brasileiros selecionados a partir de chamada pública por edital. Cerca de 50 brasileiros e brasileiras, cognominados “cooperantes”, oriundos dos mais diversos cantos do país e de diferentes graus e áreas de formação se propõem a ficar entre 12 a 18 meses no Timor envolvidos nos projetos supracitados.
– PROCAD / CAPES com a Universidade Estadual de Mato Grosso
Cooperação Acadêmica entre o NEPE/UNEMAT e o PPGE/UFSC (2007 a 2010)
O objetivo principal do Projeto é criar e desenvolver condições científico-acadêmicas para a implantação do Programa de Mestrado em Educação da UNEMAT, por meio de: promoção da interação científico-acadêmica entre os docentes do NEPE com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC; aperfeiçoamento do quadro docente do NEPE para a reelaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT; criação de condições de produção científico-acadêmica do NEPE em parceria docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC; elaboração de projeto de criação do Programa de Mestrado em Educação da UNEMAT.
O Programa de Mestrado em Educação da UNEMAT foi aprovado pela Capes em 2009 e teve início em 2010.
– DINTER com o CEFET/SC e instituições do interior do estado em articulação com o PPGECT
Doutorado Interdisciplinar em Educação e Educação Científica e Tecnológica (2007 a 2011)
O projeto reúne dois programas de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que compartilham da mesma proposta de formar pesquisadores e educadores para as IES brasileiras, tendo como metas: a formação, em nível de doutorado, de até 20 profissionais que já atuam em instituições de ensino superior e de CEFETs no estado de SC; a qualificação desses novos doutores para a inserção em (futuros) cursos de pós-graduação stricto sensu.
Estão regularmente matriculados no PPGE 7 (sete) doutorandos do DINTER, ingressantes em agosto de 2007.
– ACORDO PPGE/CED/UFSC/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO – CAPES/GRICE
Um importante sub-produto do projeto integrado com a University of Nottingham (1998-2000), financiado pela CAPES/British Council, foi a possibilidade de contato com pesquisadores portugueses que ali desenvolviam estudos, que frutificou em um novo convênio internacional CAPES/GRICE, com a duração prevista de quatro anos (2002-2006). O projeto foi coordenado pelos professores Maria Célia Marcondes de Moraes, da UFSC, e José Augusto Pacheco, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. O acordo envolveu também a UNISINOS, a UFRJ e a Universidade Católica de Petrópolis; do lado português, a Universidade do Porto e a Universidade Católica de Braga. Um importante resultado do projeto integrado foi a indicação do PPGE/UFSC para sediar o VIII Colóquio sobre Questões Curriculares e o IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, em agosto de 2008. Em 2005 (novembro), ocorreu a missão de trabalho do Prof. José Augusto Pacheco. As três outras missões ocorreram em 2006 (Professores Palmira Alves, Maria Célia Marcondes de Moraes e Antônio Flávio Moreira).
– ACORDO PPGE/CED/UFSC E INSTITUTO DE ESTUDOS DA CRIANÇA DA UNIVERSIDADE DO MINHO – CAPES/GRICE
O acordo entre o PPGE/UFSC e o Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Minho efetivou-se por meio do projeto de pesquisa intitulado “Criança: educação, culturas e cidadania ativa”, foi coordenado no ano de 2005 pelos professores João Josué da Silva(UFSC) e Manuel Sarmento (UMinho). O projeto destina-se a conhecer e interpretar os modos de inserção social de crianças brasileiras e portuguesas, numa perspectiva comparativa, tendo em vista a análise das culturas infantis e os modos de produção simbólica realizados pelas crianças e para as crianças, a relação desses modos com a construção da educação escolar, especialmente com a educação da infância e educação básica e obrigatória, bem como a estruturação das produções simbólicas sobre as crianças e sua educação, no âmbito político, normativo e científico, quanto à suas possibilidades e limites para uma plena e ativa cidadania da infância. Esse projeto traduz-se em três sub-projetos: “Participação Infantil e Ação Pedagógica” (PIA), “As Marcas dos Tempos” (MATO) e “Crianças e educação: produções simbólicas na política, normas e no campo científico” (CRIE). Um importante resultado do projeto integrado foi o lançamento, em fevereiro de 2004, do livro “Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação”, publicado pela Editora ASA, de Portugal, e organizado pelos dois coordenadores do projeto.
– ACORDO PPGE/CED/UFSC/UNIVERSITY OF CONNECTICUT/USA
No ano de 2002 um outro importante acordo foi estabelecido com a University of Connecticut por meio do Projeto Interinstitucional “Tópicos em aquisição da sintaxe: estudos interlingüísticos e intermodais”. Esta pesquisa está sendo coordenada pela professora Ronice Muller de Quadros e faz parte do desenvolvimento das pesquisas do Grupo de Estudos Surdos (PPGE/CED/Nucleind). O acordo foi estabelecido em decorrência do grande interesse científico da Prof. Dra. Diane Lillo-Martin pela comparação dos estudos que vêm sendo realizados na sua universidade sobre as línguas inglesa e de sinais americana com as línguas portuguesa e de sinais brasileira. Assim, a pesquisa em desenvolvimento inclui, além das investigações do processo de aquisição da língua de sinais brasileira em crianças surdas com pesquisadores da UFSC e da UNICAMP, o processo de aquisição no português com pesquisadores da UFSC (Programa de Pós-graduação em Lingüística) e da PUCRS.
– Convênio UFSC/UFRGS/ISEG/CAPES/GRICES
Trata-se de um convênio de Cooperação Internacional Brasil-Portugal firmado em 2002 entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG. O projeto intitulado “Transformações do Trabalho e do Emprego no Contexto da Reestruturação Econômica” é coordenado pela Profa. Valeska Nahas Guimarães PPGE/UFSC e envolve os seguintes grupos de pesquisa: NINEIT /UFSC; GINEIT/UFSC; SOCIUS /ISEG.
A cooperação entre instituições acadêmicas de Portugal e do Brasil (UTL/UFSC/UFRGS) possibilitará o intercâmbio de resultados de pesquisas realizadas nos dois países, apreendendo-se, pela comparação, as especificidades das condições, estratégias e conseqüências das transformações tecnológicas e organizacionais implantadas no mundo do trabalho, relacionadas às articulações políticas que condicionam a atuação do Estado no processo de inserção na economia mundializada. Questões como flexibilização das relações de trabalho, privatizações, ajustes econômicos, políticas salariais e de emprego e as conseqüências sobre a precarização das condições de trabalho, redução de benefícios aos trabalhadores, desemprego não apresentam, no processo de globalização, as mesmas configurações nacionais e/ou regionais.
– COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL-ARGENTINA – CAPES/SECYT (2005-2006)
O projeto de cooperação internacional, “Políticas de educação superior: inovações e avaliação como fatores de qualificação de práticas pedagógicas e da formação docente (BRASIL E ARGENTINA)”, é foi coordenado pela Profa. Maria Isabel da Cunha, da UNISINOS, e envolveu as seguintes universidades: pelo Brasil, PPGE/UFSC (Profa. Maria Célia Marcondes de Moraes) e UFPel; pela Argentina, Universidad de Buenos Aires (Profa. Elisa Lucarelli, coordenadora), Universidad de Córdoba e Universidad de Tucumán. O perfil do projeto de cooperação permitiu apenas uma missão de trabalho por ano de cada país. Em 2006 cumpriram esta tarefa as duas coordenadoras. A Profa. Elisa Lucarelli dedicou parte de sua missão a uma visita à UFSC (outubro de 2006), onde discutiu aspectos da proposta com o grupo de pesquisa e orientandos da Profa. Maria Célia Marcondes de Moraes.
– PPGE/UFSC e Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano (2005-2006)
Em 2005, a então doutoranda Mônica Fantin realizou doutorado sanduíche na Universidade Católica de Milão (UNICATT), com o Prof. Pier Rivoltella. A mestranda Magda Pischetola, da UNICATT, realizou três meses de pesquisa na UFSC em 2005, sob supervisão da profa. Gilka Girardello. Em 2006 o professor Rivoltella participou de sua defesa de doutorado, ministrou palestra como professor visitante e, no segundo semestre, veio ao PPGE como Professor visitante com bolsa do CNPq solicitada pela Profa. Gilka Girardello. A doutoranda Alessandra Rotta obteve bolsa-sanduíche do CNPq e viajou para a Itália em dezembro de 2006.
– Protocolo de intenções PPGE/UFSC de cooperação internacional com a Università Degli Studi di Perugia, III Università di Roma, Università degli Studi di Milano, Universidade do Porto, Universitè de Sherbrooke(Canadá).
A partir destes vários protocolos de intenções, tem se realizado intercâmbio de estudantes e professores. Uma das ações específicas neste sentido, no ano de 2005, foi a preparação do Seminário Internacional, a ser realizado em março e abril de 2006, sob o tema “Desafios atuais da Educação Intercultural”, coordenado pelo Prof. Reinaldo Fleuri e com a participação dos professores Dr. Mário Freitas (Universidade do Minho, Portugal), Dra. Guadalupe Teresinha Bertussi (Universidade Pedagógica Nacional, México), Dr. David Rodrigues (Universidade Técnica de Lisboa, Portugal), Dra. Marta Anadon (Universidade de Quebec em Chicoutimi, Canadá) e Dr. Nicanor Reboledo (Universidade Pedagógica Nacional, México).