Nota de Esclarecimento e Posição da Comissão de Bolsas

17/12/2020 12:01

A Comissão de Bolsas do PPGE/UFSC (Portaria nº 05/PPGE/2020 de 01 de junho de 2020) vem a público esclarecer a situação atual do processo de implementação das bolsas do Programa aos estudantes que constam da lista de espera.

Considerando que algumas Linhas de pesquisa (EI e SUPED) já esgotaram os nomes de seus estudantes indicados na lista de espera da turma de Mestrado em Educação (2019), tomamos a decisão de priorizar os estudantes das Ações Afirmativas todas as vezes que, na ordem do SORTEIO do conjunto de todas as Linhas, estejamos diante da ausência de estudantes da respectiva Linha na lista de espera.

Assim, a ordem de distribuição seguirá conforme o sorteio e, em não havendo estudantes em uma ou outra Linha para receberem as bolsas, as mesmas serão destinadas aos estudantes das Ações Afirmativas, para em seguida retomarmos à ordem de sorteio das Linhas para distribuição de bolsas, conforme consta da página do PPGE (1ª SUPED, 2ª TEP 3ª EI, 4ª ECO, 5ª AÇÕES AFIRMATIVAS, 6ª SHE).

Diante disso, comunicamos que a próxima estudante a ser contemplada com uma bolsa é Luciana de Freitas Silveira, da lista de Ações Afirmativas. Após a implementação desta bolsa, retorna-se à ordem das Linhas, de modo que a próxima a ser contemplada será a Linha ECO, em seguida SHE e assim por diante.

Esclarecemos também que o critério de distribuição das bolsas por ordem de sorteio das linhas é organizativo e nada tem a ver com o pertencimento dos estudantes das Ações Afirmativas à área ou Linha à qual se vinculam.

Os estudantes das Ações Afirmativas foram alocados em uma lista separada das demais linhas com a expectativa de que, assim, eles possam ser priorizados na distribuição das bolsas, acelerando a concessão das mesmas aos estudantes cotistas.

Vale anunciar também que, diante da aprovação do Projeto Institucional do PPGE junto ao CNPq, poderemos contar, ao todo, com 11 bolsas de Mestrado e 11 bolsas de Doutorado concedidas pelo CNPq, sendo que, destas, 9 (nove) já estão sendo utilizadas no Doutorado e 5 (cinco) no Mestrado, restando, assim, 2 de Doutorado e 6 de Mestrado que serão implementadas imediatamente.

Sem mais para o momento, colocamos-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Florianópolis, 07 de dezembro de 2020

Comissão de Bolsas do PPGE/UFSC

(Portaria nº 05/PPGE/2020 de 01 de junho de 2020)