Estudantes de Outros Programas

MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2017/1

No dia 09 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas no link abaixo deverão apresentar:

a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC –  atestado de matrícula do semestre 2017/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).

b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2017/1, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)

– QUADRO DE DISCIPLINAS para Alunos de Outros Programas – clique aqui

 

MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2016/2

No dia 04 de agosto, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas abaixo relacionadas deverão apresentar atestado de matrícula do semestre 2016/2, bem como preencher a ficha de matrícula (clique aqui).

Código Disciplina Cr Professor(a) Horário Tipo Nível
PGE 410150 S.E. Cognição, Aprendizagem e Jogos 


Ementa: Fundamentos dos processos cognitivos. Cérebro, neurônios e sinapses. Funções executivas. Atenção. Memória. Resolução de problemas. Aprendizagem e recompensa. Processos emocionais. Cognição e jogos. Jogos contribuições ao desenvolvimento e à aprendizagem

04 Daniela Karine Ramos 4ªf. 14h-18h Eletiva M/D
PGE 410188 S.E. Educação e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo


Ementa: Abordagens sobre relações raciais no Brasil. A intersecçionalidade raça-classe-gênero em pesquisas. Percursos teóricos-metodológicos das pesquisas em relações raciais e educação a partir de 1980.

02 Joana dos Passos 4ªf. 14h-18h(início 03/08 término 29/09) Eletiva M/D
PGE 410214
S. E. História de Instituições Escolares: uma abordagem historiográfica


Ementa: História de Instituições Escolares como campo teórico e metodológico. Conceitos e categorias. Historiografia. Fontes de pesquisa em História de Instituições escolares: cadernos, livros didáticos, imprensa.

02 Ademir dos Santos 2ªf. e 3ªf. 18:30h-21:30h(início 08/08 término 30/08) Eletiva M/D
PGE 410202
S.E. Igualdade, Mérito e (In)justiça Escolar


Ementa: Diferenciação social como uma das principais teses da modernidade. Princípios fundantes da educação escolar e da formação universitária na modernidade: igualdade e mérito. Educação e meritocracia. Educação e desigualdades justas. Educação e justiça social.

02 Ione Ribeiro Valle 2ªf. e 5ªf. 14h-17:30h(início 15/08 término 08/09) Eletiva M/D
PGE 410205
S.E. Wilhelm Dilthey, Friedrich Nietzsche, Vida e Educação


Ementa: A contribuição de W. Dilthey na virada paradigmática do século XIX. A especificidade do mundo histórico. Método, ciência e vida. A pertinência da vida na educação. Relação arte e vida como processo formativo. A vida que rejeita a massificação e defende o aprimoramento individual e uma ‘Educação para a cultura’. Tornar-se o que se é.

04 Profª Lúcia Hardt e Profª Rosana Moura 4ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 410206 S.E. Sobre a Energia Formativa da Solidão em Rousseau e Nietzsche


Ementa: A solidão de Emílio como metáfora da singularidade infantil.  O “eu”, os outros e a sociedade. Viver de acordo consigo mesmo. O encantamento redescoberto. A solidão como chave para aproximação e afirmação de si em Nietzsche. Limites da vida gregária. Solidão para a retomada dos impulsos vitais e da cultura. Implicações formativas e pedagógicas.

04 Profª Lúcia Hardt 5ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 510053 S.E. Hegel, Honneth e o Problema do Reconhecimento: uma questão para a educação


Ementa: O fenômeno do reconhecimento em Hegel. A retomada do reconhecimento em Axel Honneth. O problema do reconhecimento no horizonte da educação.

02 Profª Rosana Moura 6ª f. 9h-11h(início 07/10 – término 25/11) Eletiva M/D

 

 

MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2016/1

Com alteração no horário de atendimento, no dia 17 de fevereiro, das 08h às 12h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas abaixo relacionadas deverão apresentar atestado de matrícula do semestre 2016/1, bem como preencher a ficha de matrícula (clique aqui).

Código Disciplina Cr Professor(a) Horário Tipo Nível
PGE 410144 S.E. Gramsci, a Educação e a PolíticaEmenta: Estudo do pensamento de Antônio Gramsci (1981-1937), especialmente no que se refere às questões relacionadas à educação e à política. Fontes teóricas e políticas e seus principais interlocutores. A teoria ampliada do Estado. A sociedade civil, o conceito de hegemonia e as relações pedagógicas. A escola unitária e o trabalho como princípio educativo. 04 Profª Luciana Marcassa 5ªf. 8:30h-12:30h Eletiva M/D
PGE 3129000 S.E. Trabalho, Movimentos Sociais e EducaçãoEmenta: Movimentos históricos de trabalhadores. As atuais transformações no mundo do trabalho e suas implicações para as organizações dos trabalhadores. Os conflitos de classe e os movimentos sociais atuais. 04 Profª Célia Vendramini 4ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 3078000 S.E. Capital, Trabalho e EducaçãoEmenta: As categorias analíticas fundamentais do capital e seu movimento contraditório; as configurações históricas capitalistas, desde a cooperação simples até o atual padrão de acumulação; as transformações no mundo do trabalho e sua relação com o fenômeno educacional. 04 Profº Paulo Tumolo 5ªf 14h-18h Eletiva M/D
PGE 410189 S.E. Para ler Jean-Jacques RousseauEmenta: Leitura e estudo da obra Emílio ou Da Educação (1762), de Jean-Jacques Rousseau(1712 – 1778), procurando ampliá-la com dois dos textos que lhe sãocomplementares (Emílio e Sofia ou Os solitários e Júlia ou a nova Heloísa) e compreendê-la sob a perspectiva das correntes culturais (Século XVIII) e das pulsões vitais (Confissões e Devaneios do Caminhante Solitário – escritos autobiográficos) que a informam. 02 Profª Marlene Dozol 5ªf. 10h-12h Eletiva M/D
*PGE 410195 S.E. Martin Heidegger: tópicos para a educação II (“o habitar poético”, “o-ser-para-a-morte”, “a questão da técnica”)Ementa: Dar a conhecer aspectos da ontologia a partir de Martin Heidegger. Chaves de compreensão do pensar heideggeriano, em diálogo com Hölderlin: “o habitar poético”. Outras chaves de compreensão do horizonte hermenêutico em Heidegger: “o-ser-para-morte” e “a questão da técnica” 04 Profª Rosana Silva de Moura 6ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 410190 S.E. Narrativas na Cultura DigitalEmenta: Principais componentes do mundo narrativo. Narrativas e mídias. Remediação. Autoria digital: do copyright ao remix. Espécies narrativas. Transmídia. Digital Storytelling. Cultura participativa e as escritas colaborativas e interativas. Produção de narrativas nos diversos gêneros/dispositivos digitais. Teorias, pesquisas e metodologias de investigação com, sobre e através de narrativas digitais na educação. 04 Profª Dulce Cruz 4ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 410145 S.E. Curriculo e TecnologiasEmenta: Integração das tecnologias ao currículo. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias. 04 Profa. Roseli Cerny 3ªf. 8h-12h Eletiva M/D
PGE 410083 S.E. Educação, História Oral e Memória

Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos do uso de fontes orais na pesquisa em educação. A história oral como problema. História e memória oral. Narrativa histórica. A ética na história oral. Memória e Identidade. Memória e temporalidade. Memória, esquecimento, ressentimento e silêncio. Memória individual e memória coletiva. Memória e educação. Memória e escolarização

4

Profª Clarícia Otto 5ªf. 13h30-17h30 Eletiva M/D
PGE 410143 S.E. Educação,  Memória e PatrimônioEmenta: Educação na modernidade; História e modernidade; Memória e modernidade; Patrimônio e modernidade; Educação patrimonial na escola; Educação patrimonial em espaços formais e informais. 04 Profº Elison Pain 5ªf.  8h-12h Eletiva M/D
PGE 410170 S.E. Sartre e Bourdieu: debates e contribuições do existencialismo sartreano à sociologia da educaçãoEmenta: Contribuições da filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre à sociologia da educação. A sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu. As relações entre exterioridade e interioridade na teoria da liberdade e na teoria da prática. A noção de habitus e a teoria do ego como transcendência. Do sujeito ao ator: o lugar da trajetória, história de vida, biografia e experiência de ser nos estudos da sociologia. Limites da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e críticas ao existencialismo. Um retorno as contribuições de Jean-Paul Sartre na pesquisa em ciências humanas e, particularmente, para a sociologia da educação. 04 Profº Fábio Machado 4ªf. 13:30 as 17:30h Eletiva M/D
PGE 410193 S.E. Biopolítica e EducaçãoEmenta: O desenvolvimento do conceito de biopolítica. A elaboração foucaultiana do conceito de biopolítica. Governamentalidade e biopolítica. A recepção dos conceitos de biopolítica e de governamentalidade no campo acadêmico da educação no Brasil 02 Profº. Santiago Pich 5ªf. 13:30h as 17:830h Eletiva M/D
PGE 410194 S.E. Pesquisa em Educação de Jovens e AdultosEmenta: Teorias e pesquisa no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Aspectos teórico-metodológicos na construção da pesquisa em EJA. Os pressupostos teóricos, métodos de análise, a metodologia e os procedimentos da pesquisa em EJA. Aprofundamento e discussão das investigações dos participantes. 04 Profa. Mª Hermínia Laffin 5ªf. 8h-12h Eletiva M/D

*PGE 410195 – Pré-requisito. Ter cursado o Seminário Especial:. Martin Heidegger – Tópicos para a educação I ou possuir alguma leitura de M. Heidegger.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com