Estudantes de Outros Programas
MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS DA UFSC – 2022/1
Alunos de outros programas da UFSC deverão solicitar a matrícula através do e-mail ppge@contato.ufsc.br, encaminhando o atestado de matrícula e o formulário de solicitação de matrícula preenchido. Somente serão aceitas solicitações encaminhadas através do e-mail indicado, entre os dias 15 (a partir das 8h) e 18 de março de 2022 (até as 18h). As disciplinas com vagas para alunos externos estão listadas aqui.
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MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2020/2
Alunos de outros programas deverão solicitar a matrícula através do e-mail ppge@contato.ufsc.br, encaminhando o atestado de matrícula e o formulário de solicitação de matrícula preenchido. Somente serão aceitas solicitações encaminhadas através do e-mail indicado, entre os dias 30 e 31 de agosto de 2021 (até as 18h). As disciplinas com vagas para alunos externos serão divulgadas em 26/08/21, no site do PPGE/UFSC.
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MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2020/1
No dia 04 de março, das 08h30min às 12h e das 14h30min às 18h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas abaixo deverão apresentar pessoalmente na Secretaria do Programa:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2020/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2020/1, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) .
CLIQUE AQUI para saber quais disciplinas tem vagas.
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MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2019/2
No dia 05 de agosto, das 09h às 14h e das 15h às 19h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas abaixo deverão apresentar pessoalmente na Secretaria do Programa:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2019/2 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2019/2, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)
Quadro-Disciplinas-2019.2 – outros programas
MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2019/1
No dia 12 de março, das 09h às 11h30 e das 14h às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas abaixo deverão apresentar pessoalmente na Secretaria do Programa:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2019/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2019/1, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)
Código | Disciplina | Cr | Professor(a) | Horário | Tipo | Nível |
*PGE 410326 | S.E. Hermenêutica e Formação Humana
Ementa: Hermenêutica ou, da interpretação. Alguns representantes da hermenêutica. O historicismo. Os elementos fundamentais da hermenêutica de Heidegger e Gadamer. A formação humana e hermenêutica. |
02 | Rosana de Moura | 6ª feira
8:30-12h |
Eletiva | M/D |
PGE 410083 | S.E. Educação, História Oral e Memória
Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos do uso de fontes orais na pesquisa em educação. A história oral como problema. História e memória oral. Narrativa histórica. A ética na história oral. Memória e Identidade. Memória e temporalidade. Memória, esquecimento, ressentimento e silêncio. Memória individual e memória coletiva. Memória e educação. Memória e escolarização. |
04 | Claricia Otto | 4ª feira 13:30h-17:30h | Eletiva | M/D |
PGE 410286 | S.E. Educação para os direitos humanos na cultural digital
Ementa: Democracia e educação crítica das mídias. Direitos humanos e educação para os direitos humanos. Alfabetização midiática e direitos humanos. Formação para a cidadania na cultura digital. Empoderamento e mídias. Movimentos colaborativos, mídias e educação. |
04 | Andrea Lapa e Fernanda Lapa | 3ª feira 14h/18h | Eletiva | M/D |
PGE 410190 | S.E Narrativas na cultura digital
Ementa: Principais componentes do mundo narrativo. Narrativas e mídias. Remediação. Autoria digital: do copyright ao remix. Espécies narrativas. Transmídia. Digital Storytelling. Cultura participativa e as escritas colaborativas e interativas. Produção de narrativas nos diversos gêneros/dispositivos digitais. Teorias, pesquisas e metodologias de investigação com, sobre e através de narrativas digitais na educação. |
04 | Dulce Cruz | 4ª feira
8h-12h |
Eletiva | M/D |
PGE 410287 | S.E. Escola e Pedagogia Socialista
Ementa: Trabalho e relações sociais como base da educação e da escola. Crítica marxista ao conteúdo e a forma da escola no capitalismo. A experiência educacional soviética na primeira fase da revolução: trabalho, conhecimento e auto-organização. |
04 | Sandra Dalmagro | 5ª feira
14h-18h |
Eletiva | M/D |
***PGE 410328 | S.E. Trabalho e Educação em György Lukács
Ementa: As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. O trabalho como categoria fundante do ser social. A educação como práxis social. |
02 | Patrícia Torriglia
e Giselle Masson(Pós-doutoranda) |
5ª feira
8h-12h |
Eletiva | M/D |
PGE 410174 | S.E. Infância, estrangeiridade e a produção da pesquisa em cenário de educação
Ementa: Conceito – infância. Pesquisa e contingencionalidades. Estrangeiridade como imagem da diferença. |
04 | Patrícia Lima | 3ª feira
8h.12h |
Eletiva | M/D |
****PGE 410330 | S.E. Ecopedagogia em comunidades de aprendizagem
Ementa: Teoria sistêmica. Modelos de organização social alternativos. Ecopedagogia: noções introdutórias e fundamentos. Comunidades de Aprendizagem: conceitos e abordagens. Práticas sociais transformadoras das relações humanas com a biosfera. |
02 | Mônica Fantin e Fausto Jr. (Pós-doutorado) | 3ª feira
8h-12h |
Eletiva | M/D |
PGE 313000 | S.E. Dominação e reprodução social: a sociologia de Pierre Bourdieu
Ementa: A teoria da prática social de Pierre Bourdieu. Suas escolhas teórico-metodológicas. Conceitos fundamentais: capital, campo, habitus, distinção, violência simbólica. A noção de campo educacional. A escola no centro dos dispositivos de seleção social, dissimulados pelo mito da “meritocracia”. |
04 | Ione Valle | 5ª feira
14h-17:30h |
Eletiva | M/D |
PGE 510002 | S.E. Formação do Brasil Contemporâneo I
Ementa: Análise de obras seminais nas disputas pelas interpretações sobre formação do Brasil contemporâneo, em especial daquelas que problematizaram as ideias de nação, cultura e “povo”. |
04 | Alexandre Vaz e Fábio Machado | 2ª feira
14h-18h |
Eletiva | M/D |
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MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2018/1
No dia 22 de fevereiro, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas no link abaixo deverão apresentar:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2018/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2018/1, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)
ERRATA
Ontem (21/02/2018) foi divulgada a lista das disciplinas com vagas disponíveis para estudantes de outros programas de Pós-Graduação. A lista, porém, continha algumas disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Educação e que portanto não podem ser ofertadas para alunos de outros programas. O erro já foi corrigido e a lista está atualizada. Pedimos desculpas pelo equívoco e estamos à disposição para sanar possíveis dúvidas.
DISCIPLINA | CRÉDITOS | PROF RESPONSÁVEL | HORÁRIO | |
PGE 313000 | S.E. Dominação e Reprodução Social: a sociologia de Pierre Bourdieu
Ementa: A teoria da prática social de Pierre Bourdieu. Suas escolhas teórico metodológicas. Conceitos fundamentais: capital, campo, habitus, distinção, violência simbólica. A noção de campo educacional. A escola no centro dos dispositivos de seleção social, dissimulados pelo mito da “meritocracia. |
4 | Profª. Ione Valle | 5ªf.14h17:30h |
PGE 410083 | S.E. Educação, História Oral de Memória
Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos do uso de fontes orais na pesquisa em educação. A história oral como problema. História e memória oral. Narrativa histórica. A ética na história oral. Memória e Identidade. Memória e temporalidade. Memória, esquecimento, ressentimento e silêncio. Memória individual e memória coletiva. Memória e educação. Memória e escolarização. |
4 | Profª Clarícia Otto | 4ªf. 13:30h17:30h |
PGE 410145 | S.E. Currículo e Tecnologias
Ementa: Integração das tecnologias ao currículo. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias. |
4 | Profª Roseli Zen Cerny e Marina Espíndola | 3ª f. 14h-18h |
PGE 410190 | S.E. Narrativas na Cultura Digital
Ementa: Principais componentes do mundo narrativo. Narrativas e mídias. Remediação. Autoria digital: do copyright ao remix. Espécies narrativas. Transmídia. Digital Storytelling. Cultura participativa e as escritas colaborativas e interativas. Produção de narrativas nos diversos gêneros/dispositivos digitais. Teorias, pesquisas e metodologias de investigação com, sobre e através de narrativas digitais na educação. |
4 | Profª. Dulce Márcia Cruz | 4ªf.8:00h12:00h |
PGE 410253 | S.E. Crianças, jovens e entornos tecnológicos e aprendizagem
Ementa: Cultura digital, mídia e tecnologias, culturas infantis e juvenis, aprendizagens formais e informais, mediações educativas. |
4 | Profª. Mônica Fantin | 4ªf.8h-12h |
PGE 410286 | S.E. Educação para os Direitos Humanos na Cultura Digital
Ementa: Democracia e educação crítica das mídias. Direitos humanos e educação para os direitos humanos. Alfabetização midiática e direitos humanos. Formação para a cidadania na cultura digital. Empoderamento e mídias.Movimentos colaborativos, mídias e educação. |
4 | Profªs. Andrea Lapa e Fernanda Lapa | 5ªf. 8h-12h |
PGE 410287 | S.E. Escola e Pedagogia Socialista
Ementa: Trabalho e relações sociais como base da educação e da escola. Crítica marxista ao conteúdo e a forma da escola no capitalismo. A experiência educacional soviética na primeira fase da revolução: trabalho, conhecimento e auto-organização. |
4 | Profª. Sandra Dalmagro | 2ªf.14h-18h |
PGE 410288 | S.E. Educação, Mídias e Recursos Didáticos
Ementa: Recursos Didáticos e Aprendizagem. Transposição Didática. Concepções Pedagógicas. Formação de Professores e o uso de Recursos Didáticos. Recursos Didáticos em Sala de Aula. Aprendizagem Formal e Não-Formal. Recursos Educacionais Abertos. Materiais Didáticos. Inovação. |
2 | Profª. Juliana Bergmann | 2ªf.14h-18h |
PGE 410290 | S.E. História do Corpo em Movimento
Ementa: As rupturas e continuidades das representações sobre o corpo ao longo da história. As concepções de corpo construídas historicamente. As significações e ressignificações históricas do corpo, o olhar da medicina, da religião, da arte, da política e suas estéticas. A história da cultura dos movimentos corporais e educação. |
4 | Profª. Carolina F. da Silva | 3ªf.9h-12h |
PGE 410292 | S.E. S.E. La formación humana desde un punto de vista filosófico, relectura de la filosofia de la educación antigua, vigência y sus influencias em otros pensadores de la Modernidad.
Ementa: La formación humana desde un punto de vista filosófico, relectura de la filosofia de la educación antigua, vigência y sus influencias em otros pensadores de la Modernidad. La relectura hecha de la filosofia como forma de vida y a partir del cuidado de sí y de los otros, y el autoconicmiento hecha por Pierre Hadot, y Michel Foucault, nos permite ahondar em uma nueva lectura de la filosofia y su identificación com la formación humana. |
3 | Profª. Andrea Díaz Genis | 5ªf.8:30h12:30h. |
PGE 410293 | S.E. Sociologias Contemporâneas da Educação: diálogos críticos
Ementa: Temas, problemáticas e objetos de pesquisa da sociologia da educação. Elementos teórico-metodológicos para uma sociologia da Educação a partir da Escola de Frankfurt. A sociologia da educação francesa: construção e reconstrução de um campo de pesquisa. Perspectivas contemporâneas de pesquisa sociológica na escola: a “hermenêutica objetiva”, de Andreas Gruschka, e a “relação com os saberes”, de Jean-Yves Rochex. Balanço e análise de pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea sobre corpo e escolarização. Intercâmbio internacional e redes de pesquisa. |
4 | Profs. Fábio Pinto e Jaison Bassani | 2ªf.14h-18h |
PGE 410294 | S.E. Linguagem, Política, Corpo e Formação
Ementa: O problema da linguagem na filosofia contemporânea (pós-giro linguístico). Pensamento e potência. Linguagem e os processos de subjetivaçãodessubjetivação. Corpo, linguagem e pensamento. Biopoder e linguagem. Arte, política e pensamento. Política, corpo e formação. |
4 | Prof. Santiago Pich | 5ªf.8:30h12h |
PGE 410295 | S.E. O Pensamento complexo de Edgar Morin e Educação
Ementa: Introdução ao pensamento complexo de Edgar Morin. Ciência simplificadora e complexa. Ordem, desordem e organização. Auto-ecoorganização no processo de construção da identidade. O imprinting cultural e as marcas sociais na construção da identidade docente. Autonomia no pensamento complexo. Antropologia do conhecimento no pensamento complexo. |
4 | Prof. Victor julierme | 4ªf.18h21:30h |
MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2017/2
No dia 10 de agosto, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas no link abaixo deverão apresentar:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2017/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2017/2, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)
Código | Disciplina | Cr | Professor(a) | Horário | Tipo | Nível |
PGE 410262* | S.E. A Literatura Afro-brasileira na Formação dos Professores
Ementa: A Lei 10.639/2003 e o ensino de literatura; Literatura na formação dos professores de ensino fundamental e médio; Literatura afro-brasileira; Luiz Gama Maria Firmina dos Reis. |
02 | Eliane Debus | 2ªf. e 3ªf. Mat/Vesp | Eletiva | M/D |
PGE 410251 | S.E. A Nau Incendiária da ficção
Ementa: A noção de ficção a partir dos ensaios de Michel Foucault escritos sobre a literatura. Clausuras contemporâneas e experimentações ficcionais incendiárias. Naus ecosóficas: outras ficções de vida. Potencialidades da ficção para a pesquisa em educação. |
02 | Leandro Belinaso | 3ªf. 18h-21h | Eletiva | M/D |
PGE 410254 | S.E. Formação Docente, subjetivação e Tecnologias Contemporâneas
Ementa: Articulações entre os estudos sobre formação docente, subjetividades, currículo e cultura digital. Formação docente para o uso de tecnologias digitais. Mal-estar docente em meio à digitalização. Desenvolvimento profissional docente. Subjetividades e identidades docentes. Competências docentes subjetivas. Narrativas docentes de autoformação. |
04 | Roseli Zen Cerny e Alaim Neto | 5ªf. 13h30-17h30 | Eletiva | M/D |
PGE 410261 | S.E. Observação do Comportamento: Técnicas e Registros
Ementa: O método observacional na pesquisa qualitativa. Noções básicas sobre a observação do comportamento e contribuições à pesquisa científica. A observação direta do comportamento: registro cursivo, amostragem de tempo, amostragem de evento. Definição e descrição observacionais. Atividades práticas de observação e registro em situações naturais. |
02 | Daniela Karine Ramos | 5ªf.14h-18h | Eletiva | M/D |
PGE 410256 | S.E. O magistério público da Educação Básica: entre as políticas de valorização e a responsabilização pelos resultados educacionais
Ementa: O magistério público da Educação Básica em contexto de políticas de valorização docente. Ideias, conceitos e disputas sobre valorização docente e responsabilização. Compreensão analítica dos desdobramentos das políticas de avaliação de larga escala para as trabalhadoras e os trabalhadores do magistério da Educação Básica: avaliação de desempenho, responsabilização, meritocracia e bonificação. Políticas públicas, sistema público de avaliação e valorização do magistério. |
04 | Jéferson Dantas e Marcos Bassi | 2ªf. 14h-18h | Eletiva | M/D |
PGE 410257 | S.E. Dimensões Estéticas da Formação Humana
Ementa: Aprofundamento do estudo de clássicos da filosofia que pensaram a educação . A idéia de formação mediante suas possíveis dimensões estéticas. A idéia de formação e seus amplos e múltiplos recursos de linguagem. |
04 | Marlene Dozol | 5ªf. 14h-18h | Eletiva | M/D |
PGE 410167 | S.E. Walter Benjamin: memória e experiência
Ementa: O pensamento de Walter Benjamin; História; modernidade; memória; experiência e educação.. |
04 | Elison Paim | 2ªf. 14h-18h | Eletiva | M/D |
PGE 410258 | S.E. Tópicos de Hermenêutica Filosófica
Ementa: Que é a hermenêutica filosófica, suas formas e representantes (breve introdução). O século XIX e a virada paradigmática nas ciências: Dilthey, explicação, compreensão e a questão do método. O século XX e a contribuição de Martin Heidegger. Tópicos de hermenêutica filosófica para pensar perspectivamente a questão da formação humana (Gadamer). |
04 | Rosana de Moura | 6ªf. 8h-12h | Eletiva | M/D |
PGE 410131 | S.E. Educação e Pesquisa Sociológica
Ementa: A pesquisa em sociologia da educação. A educação no pensamento de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Educação e diferenciação social. Educação, dominação e reprodução social: a questão das desigualdades. Educação e meritocracia. Educação, socialização e identidade(s). O fracasso/exclusão e sucesso escolar. Os saberes escolares. Educação e justiça social. |
04 | Ione Ribeiro Valle | 2ªf. 8h30-11h30 | Eletiva | M/D |
* O Seminário Especial: “A Literatura Afro-brasileira na Formação dos Professores”, será oferecido no período de: 23 e 24 de outubro das 8h-12h e das 14h-18h e de: 06 e 07 de novembro das 8h-12h e das 14h-18h. – Local: Sala 634 – Bloco “A”- CED/UFSC
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MATRÍCULA DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS – 2017/1
No dia 09 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h, os alunos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação (da UFSC ou de outras universidades com reconhecimento da CAPES) interessados em se matricular nas disciplinas relacionadas no link abaixo deverão apresentar:
a) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC – atestado de matrícula do semestre 2017/1 e preencher a ficha de matrícula (clique aqui).
b) Para os alunos de outros Programas de Pós-Graduação NÃO VINCULADOS À UFSC – atestado de matrícula do semestre 2017/1, preencher a ficha de matrícula (clique aqui) e preencher a ficha cadastral (clique aqui)
– QUADRO DE DISCIPLINAS para Alunos de Outros Programas – clique aqui