Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou suas atividades em 1974, com a criação de um Curso de Especialização. No ano de 1984 o Mestrado em Educação foi reconhecido, tendo sido inaugurado com duas linhas de pesquisa, a saber: “Teoria e Prática Pedagógica” e “Educação e Trabalho”. Em 1986 foi criada uma terceira linha, intitulada “Educação e Ciência”. A produção acadêmica nos anos subsequentes se mostrou bastante dinâmica, pois em dez anos foram defendidas 85 dissertações de mestrado, distribuídas entre as três linhas. Esse dinamismo levou o PPGE a investir em um projeto de doutorado. O Curso de Doutorado em Educação foi reconhecido em 1994. O PPGE conta hoje com seis linhas de pesquisa, abrangendo perspectivas epistemológicas e temáticas diversas, a saber: Educação e Comunicação (ECO), Educação e Infância (EI), Trabalho, Educação e Políticas (TEP), Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED), Filosofia da Educação (FIL) e Sociologia e História da Educação (SHE).

Ao longo de mais de quarenta anos de história, e após acumular uma vasta produção de conhecimentos, decorrentes das dissertações de mestrado e teses de doutorado, da publicação de artigos científicos, livros e capítulos de livros, da tradução de obras clássicas e contemporâneas, além da participação ativa e crescente na organização de eventos científicos nacionais e internacionais, o PPGE reitera o seu compromisso com a comunidade acadêmica catarinense e brasileira, principalmente, no sentido de formar pesquisadores engajados na área educacional, preparando-os para enfrentar os múltiplos desafios do presente e do futuro. Os egressos do PPGE vêm atuando em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) ou de Educação Básica no país e no exterior, em secretarias municipais e estaduais de educação, em cargos de destaque em IES como reitorias, pró-reitorias, coordenações de cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

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