Sujeitos, Processos Educativos e Docência

EMENTA: Em atendimento aos objetivos do Programa de Pós-graduação a linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED) desenvolve pesquisas, atividades de ensino e de extensão,  em âmbito nacional e internacional, com foco nos seguintes tópicos: processos educativos escolares e não-escolares; infâncias; juventudes e vida adulta; desigualdade social; violências e educação; relações étnico-raciais e de gênero; questões ambientais e educação; teorias e políticas de currículo; literatura infantil e juvenil; formação docente; estética, linguagens e tecnologias.

Objetivos da linha em relação as metas do Programa:

1. i) Inserção Social:

No conjunto dos impactos esperados pelo Programa, a linha promove e intensifica as formas de articulação e integração entre atividades de formação, extensão e pesquisa desenvolvidas na UFSC com demais instituições de Educação Superior e Básica envolvendo especialmente profissionais que pesquisam e/ou atuam na área da educação.

1. ii) Produção científica:

Alinhada com as metas do Programa, a SUPED vem buscando elevar os índices de produção científica de docentes e estudantes, de modo a ampliar os níveis e fatores de impacto junto aos rankings nacionais e internacionais.

iii) Participação nas ações internas do Programa:

Integrada às demais Linhas, a SUPED promove e incentiva o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas sejam elas relacionadas com pesquisa e extensão, especialmente a promoção e/ou participação de eventos de socialização da produção do Programa.

Sobre os Docentes da Linha SUPED:

Alaim Souza Neto alaim.souza@ufsc.br

Temáticas: Teorias e Políticas Curriculares. Currículo e Formação de Professores. Pedagogia Histórico-Crítica. Linguagens e Tecnologias Digitais. Fundamentos da Organização e Avaliação Escolar. Ensino de Leitura e Literatura.

Eliane Santana Dias Debus – elianedebus@hotmail.com

Temáticas: Literatura de recepção infantil e juvenil: produção, circulação e consumo; a formação literária do professor; práticas de mediação da leitura literária; políticas públicas para o livro de literatura.

Joana Celia dos Passos – joana.passos@ufsc.br

– Práticas pedagógicas na educação básica com ênfase em: política curricular, educação das relações étnico-raciais e de gênero; formação de professores, educação de jovens e adultos e políticas afirmativas.

Juares da Silva Thiesen – juares.thiesen@ufsc.br

Temáticas: Currículo: políticas de currículo e teoria curricular. Organização do trabalho escolar. Gestão educacional e escolar. Sistema educacional e a organização da educação brasileira.

Marcelo Gules Borges – marcelo.borges@ufsc.br

Temáticas: Práticas pedagógicas na educação básica e em espaços não escolares; formação de professores; questões ambientais e educação; culturas e antropologia e/da educação.

Márcia de Souza Hobold – marcia.hobold@ufsc.br

Temáticas: Formação de professores/as (inicial e continuada). Políticas de formação de professores/as. Didática (práticas de ensino). Identidade e saberes docentes. Condições de trabalho dos/as professores/as.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin – herminialaffin@gmail.com

Temáticas: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sujeitos da EJA e suas particularidades constitutivas. As questões epistemológicas e a produção acadêmica do campo da EJA. EJA, políticas educacionais, processos pedagógicos, docência e formação.

Nelita Bortolotto – nelbortolotto@gmail.com

Temáticas: Estudos Bakhtinianos.  Ciências humanas e filosofia da linguagem. Epistemologia, estética e ética. Teorias para a educação formal, práticas sociais e atividade pedagógica. Formação do professor. Múltiplas linguagens na docência. Ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Alfabetização e letramento.