Sujeitos, Processos Educativos e Docência

Ementa da Linha de Pesquisa

Em atendimento aos objetivos do Programa de Pós-graduação, desenvolve pesquisas, atividades de ensino e de extensão, em âmbito nacional e internacional, com foco nos seguintes tópicos: processos educativos escolares e não-escolares; infâncias; juventudes e vida adulta; desigualdade social; violências e educação; relações étnico-raciais e de gênero; questões ambientais e educação; teorias e políticas de currículo; literatura infantil e juvenil; formação docente; estética, linguagens e tecnologias.

Docentes Permanentes e seus temas de pesquisa

Alaim Souza Neto –  – Teorias e Políticas Curriculares. Currículo e Formação de Professores. Pedagogia Histórico-Crítica. Linguagens e Tecnologias Digitais. Fundamentos da Organização e Avaliação Escolar. Ensino de Leitura e Literatura.

Eliane Santana Dias Debus –  – Literatura de recepção infantil e juvenil: produção, circulação e consumo; a formação literária do professor; práticas de mediação da leitura literária; políticas públicas para o livro de literatura.

Joana Celia dos Passos –  – Práticas pedagógicas na educação básica com ênfase em: política curricular, educação das relações étnico-raciais e de gênero; formação de professores, educação de jovens e adultos e políticas afirmativas.

Juares da Silva Thiesen –  – Currículo: políticas de currículo e teoria curricular. Organização do trabalho escolar. Gestão educacional e escolar. Sistema educacional e a organização da educação brasileira.

Marcelo Gules Borges –  – Práticas pedagógicas na educação básica e em espaços não escolares; formação de professores; questões ambientais e educação; culturas e antropologia e/da educação.

Márcia de Souza Hobold –  – Formação de professores/as (inicial e continuada). Políticas de formação de professores/as. Didática (práticas de ensino). Identidade e saberes docentes. Condições de trabalho dos/as professores/as.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin –  – Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sujeitos da EJA e suas particularidades constitutivas. As questões epistemológicas e a produção acadêmica do campo da EJA. EJA, políticas educacionais, processos pedagógicos, docência e formação.

 

Translate »