Educação e Comunicação

Estudos e pesquisas que articulam a educação com a comunicação. Pedagogias culturais; mídia-educação; mídia e formação docente; mídia, educação e infância; arte, filosofia, estética e educação; imagem, educação e meio ambiente; narrativa, ciência e educação; mediação pedagógica na educação a distância. Práticas culturais e escola. Educação, narrativas e múltiplas linguagens na contemporaneidade.

Andrea Brandão Lapa – decalapa@gmail.com (M e D) – Educação na Cultura Digital. A formação crítica para a cidadania em espaços sociais virtuais.

Daniela Karine Ramos – dadaniela@gmail.com (M e D) – Cognição, aprendizagem e mídias. Jogos eletrônicos e educação. Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

Dulce Márcia Cruz – dulce.marcia@gmail.com (M e D) – Letramentos (digital e midiático) e pedagogia dos multiletramentos. Processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais. Formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância. Games e educação. Linguagens e narrativas na cultura digital.

Gilka Elvira Ponzi Girardello – gilka@floripa.com.br (M e D) – Mídias e mediações culturais. Comunicação e crianças. Narrativa, imaginação e linguagens. Teorias da comunicação. Imaginário infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo – jilvania.bazzo@ufsc.br (M e D) – Didática e formação de professores/as para a educação básica. Educação, linguagem e literatura. Ensino e aprendizagem na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

Juliana Cristina Faggion Bergmann –  jcfbergmann@gmail.com (M e D) – Educação, tecnologia e materiais didáticos. Aprendizagem móvel e recursos pedagógicos. Formação de professores e mídias. Ensino de línguas estrangeiras e tecnologias digitais. Tradução pedagógica e tecnologia. Artes e mídias.

Leandro Belinaso Guimarães – lebelinaso@gmail.com (M e D) – Estudos culturais e educação. Imagem e educação. Educação, ambiente e arte. Narrativas ficcionais e educação. Pedagogias culturais, ambiente e vida cotidiana. Perspectivas pós-estruturalistas de pesquisa em educação e arte.

Monica Fantin – mfantin@terra.com.br (M e D) – Mídia-educação. Formação de professores e cultura digital. Múltiplas linguagens e educação. Crianças, cinema e escola. Mídias e tecnologias em contextos formativos. Cultura lúdica e educação.

Rogério Santos Pereira – rogeriosantosp@gmail.com (M) – Educação Física, Esporte e Lazer, Mídia-Educação, Formação de Professores

Rosely Zen Cerny – rosecerny@gmail.com (M e D) – Integração das tecnologias ao currículo.  Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias.