Educação e Comunicação
Ementa da Linha de Pesquisa
Estudos e pesquisas que articulam educação e comunicação no âmbito da formação e das práticas pedagógicas e culturais dentro e fora da escola. Abordagens artísticas, filosóficas e políticas voltadas à compreensão crítica e criativa da educação na contemporaneidade, levando em conta os desafios e possibilidades da cultura digital. Mídia-educação, múltiplas linguagens e multiletramentos. Educação mediada pelas tecnologias.
Docentes Permanentes e seus temas de pesquisa
Andrea Brandão Lapa – – Educação na Cultura Digital. A formação crítica para a cidadania em espaços sociais virtuais.
Daniela Karine Ramos – – Cognição, aprendizagem e mídias. Jogos eletrônicos e educação. Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
Dulce Márcia Cruz – – Letramentos (digital e midiático) e pedagogia dos multiletramentos. Processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais. Formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância. Games e educação. Linguagens e narrativas na cultura digital.
Gilka Elvira Ponzi Girardello – – Mídias e mediações culturais. Comunicação e crianças. Narrativa, imaginação e linguagens. Teorias da comunicação. Imaginário infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Jilvania Lima dos Santos Bazzo – – Didática e formação de professores/as para a educação básica. Educação, linguagem e literatura. Ensino e aprendizagem na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).
Juliana Cristina Faggion Bergmann – – Educação, tecnologia e materiais didáticos. Aprendizagem móvel e recursos pedagógicos. Formação de professores e mídias. Ensino de línguas estrangeiras e tecnologias digitais. Tradução pedagógica e tecnologia. Artes e mídias.
Monica Fantin – – Mídia-educação. Formação de professores e cultura digital. Múltiplas linguagens e educação. Crianças, cinema e escola. Mídias e tecnologias em contextos formativos. Cultura lúdica e educação.
Docentes Colaboradores e temas de pesquisa
Rogério Santos Pereira – – Educação Física, Esporte e Lazer, Mídia-Educação, Formação de Professores
Rosely Zen Cerny – – Integração das tecnologias ao currículo. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias.