Educação e Comunicação

Ementa da Linha de Pesquisa

Estudos e pesquisas que articulam educação e comunicação no âmbito da formação e das práticas pedagógicas e culturais dentro e fora da escola. Abordagens artísticas, filosóficas e políticas voltadas à compreensão crítica e criativa da educação na contemporaneidade, levando em conta os desafios e possibilidades da cultura digital. Mídia-educação, múltiplas linguagens e multiletramentos. Educação mediada pelas tecnologias.

Docentes Permanentes e seus temas de pesquisa

Andrea Brandão Lapa – – Educação na Cultura Digital. A formação crítica para a cidadania em espaços sociais virtuais.

Daniela Karine Ramos –  – Cognição, aprendizagem e mídias. Jogos eletrônicos e educação. Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

Dulce Márcia Cruz –  – Letramentos (digital e midiático) e pedagogia dos multiletramentos. Processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais. Formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância. Games e educação. Linguagens e narrativas na cultura digital.

Gilka Elvira Ponzi Girardello –  – Mídias e mediações culturais. Comunicação e crianças. Narrativa, imaginação e linguagens. Teorias da comunicação. Imaginário infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo –  – Didática e formação de professores/as para a educação básica. Educação, linguagem e literatura. Ensino e aprendizagem na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

Juliana Cristina Faggion Bergmann –   – Educação, tecnologia e materiais didáticos. Aprendizagem móvel e recursos pedagógicos. Formação de professores e mídias. Ensino de línguas estrangeiras e tecnologias digitais. Tradução pedagógica e tecnologia. Artes e mídias.

Monica Fantin –  – Mídia-educação. Formação de professores e cultura digital. Múltiplas linguagens e educação. Crianças, cinema e escola. Mídias e tecnologias em contextos formativos. Cultura lúdica e educação.

Docentes Colaboradores e temas de pesquisa

Rogério Santos Pereira – Educação Física, Esporte e Lazer, Mídia-Educação, Formação de Professores

Rosely Zen Cerny –  – Integração das tecnologias ao currículo.  Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias.

 

 

Translate »