Filosofia da Educação

 

Estudos e pesquisas de modelos filosóficos-educacionais da tradição ocidental. Contribuições da filosofia para a área educacional. Discursos filosófico-educacionais antigos, modernos e contemporâneos. História e conceito de formação humana desde perspectivas filosóficas. Hermenêutica(s) e Educação. Montagens estéticas de educação. Filosofia da diferença. Filosofia da matemática.

CLÁUDIA REGINA FLORES – Dra. em Educação. Temas de interesse: Investigações em Educação Matemática na perspectiva da filosofia da diferença. Como temas inserem-se: Experimentações com educação matemática em suas desdobras com arte, ciência e filosofia; Práticas visuais, visualização, visualidade e educação matemática; Reflexões filosóficas na/sobre a formação inicial/continuada de professores que ensinam matemática; História da Educação Matemática numa perspectiva filosófica; Pós-humanismo e pensamento decolonial na/da educação matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (https://gecem.ufsc.br). Projeto de pesquisa atual: Coordenador: “Formas e De-formas no Olhar: Por uma Educação Matemática Fronteiriça e Criadora”; Pesquisador: “Ensaios cartográficos em um Ateliê com matemática: ensinar e aprender com crianças e com professoras-pesquisadoras.”

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8268667218086998

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2351-5712

 

DÉBORA REGINA WAGNER – Dra. em Educação Científica e Tecnológica. Temas de interesse: Investigações em Educação Matemática na perspectiva da filosofia da diferença. Como temas inserem-se: Experimentações com educação matemática em suas desdobras com arte, ciência e filosofia; Práticas visuais, visualização, visualidade e educação matemática; Reflexões filosóficas na/sobre a formação inicial/continuada de professores que ensinam matemática; História da Educação Matemática numa perspectiva matemática; Produção de subjetividades e educação matemática. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (https://gecem.ufsc.br) e membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina. Projeto de pesquisa atual: “Ensaios cartográficos em um Ateliê com matemática: ensinar e aprender com crianças e com professoras-pesquisadoras”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7636086743202626

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1588-8853

 

LÚCIA SCHNEIDER HARDT – Dra. em Educação. Temas de interesse: Investigação em Filosofia da Educação na perspectiva nietzschiana com ênfase em Formação de Professores. Como temas inserem-se: Filosofia como modo de vida; Perspectivismo; Transvaloração de valores; Cultivo de si e singularidade; Crítica à moral e educação; Formação de espíritos livres; Vida como obra de arte; Moradas do belo na educação. Líder do Grupo de pesquisa GRAFIA, no qual coordena o subgrupo Bio-Grafia/Nietzsche. Membro do Grupo de Pesquisa (https://biografia.paginas.ufsc.br/)

e REDE SUR-PAIDEIA. Bolsista em produtividade em pesquisa-PQ-2. Projeto de pesquisa atual: “Instituições agonísticas e o desafio do cultivo de si”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2856120081290253

ORCID:·  http://orcid.org/0000-0002-4939-0156

 

ROSANA SILVA DE MOURA – Dra. em Educação. Temas de interesse:  Investigações em Filosofia da Educação na perspectiva do horizonte hermenêutico. Como temas inserem-se: História da hermenêutica; Perspectivas hermenêuticas; A virada paradigmática no século XIX; Fenomenologia hermenêutica; Ontologia da finitude; Horizonte do tempo; Compreensão e interpretação; Mundo; Vida; Aletheia; Habitar poético e formação; Vida fática e educação; Formação humana e pesquisa educacional-fenomenológica. Líder do Grupo de Pesquisa Hermenêuticas da cultura, mundo e educação (http://hermeneuticas.paginas.ufsc.br/). Projeto de pesquisa atual: “Filosofias da vida fática: Heidegger-Dilthey-Aristóteles. Aportes à formação humana”.

​Lattes  http://lattes.cnpq.br/0585805055203439

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5697-5638

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com